Como calcular o custo de uma

Como calcular o custo de uma obra desde do terreno ao acabamento em fim entregar uma obra pronta pra morar com 1 cozinha, sala, 4 quartos e 2 banheiro.

Como calcular o custo de uma

Como calcular o custo de uma obra desde do terreno ao acabamento em fim entregar uma obra pronta pra morar com 1 cozinha, sala, 4 quartos e 2 banheiro.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Marcio Marques
Forro Pvc Carioca (Queimados, Rio de Janeiro) Forro Pvc Carioca - há 9 anos

olá, criamos projetos 3d de construção, isso facilita muito para a compra exata do material, sem desperdícios, economizando na obra final... você visualiza sua casa pronta em 3d e pelas medidas poderá saber exatamente quanto de material irá precisar em todo o projeto,.

Responder
Jose Aparecido Gonçalves
Construemp – Construções e Empreiteira Gonçalves Arantes Eirelli (Hortolândia, São Paulo) Construemp – Construções e Empreiteira Gonçalves Arantes Eirelli - há 9 anos

O custo total de a uma edificação é a soma do projeto arquitetônico, impostos, terreno, materiais e mão de obra, a junção de todos esses elementos produzem o valor total de uma casa.

Há fatores essenciais que influenciam no custo total da obra, principalmente o material e a mão de obra, que tem reajustes freqüentes, graças ao aquecimento do setor da construção civil no Brasil. A criação de uma reserva de capital feita pelo cliente é uma forma de se resguardar e evitar sustos com variações grandes, algo em torno de 5% do capital empregado.

Mas existem maneiras simples para saber o valor a ser gasto com sua obra. Uma delas é a utilização de uma tabela chamada CUB (custo unitário básico) e outra é a consulta com engenheiro ou arquiteto.

Como calcular o gasto na construção de uma casa

CUB (Custo Unitário Básico)

O gasto com a obra pode ser calcula de forma rápida com a utilização do CUB, que é uma pesquisa realizada pela Sinduscon (Sindicato da indústria da construção civil), avaliando a variação de mão de obra, material, custos com projeto e impostos. Com análise destes dados, cria-se um custo da obra de acordo com o tipo de edificação, sendo dividido em padrão baixo, médio e alto.

Cada unidade da união tem seu CUB calculado pelo seu respectivo sindicato, podendo ter algumas diferenças de um estado para outro.

A utilização desta ferramenta auxilia as pessoas sem conhecimento com os custos relativos à obra, a obterem um orçamento muito próximo do real.

Um exemplo é uma edificação situada no estado de São Paulo, que tem uma área de 95m², o seu terreno é plano, casa térrea e de padrão baixo. Para esse calculo vá ao site do Sindusconsp e procure o cub mais atual. Após ter os dados em mãos veja o valor R1

Com o custo em mãos do metro quadrado faça um calculo simples:

Área x R1 = Custo total da casa

Arquiteto ou engenheiro

Os profissionais de arquitetura e engenharia auxiliam o cliente a calcular de forma precisa o valor a ser gasto para construir uma casa. Para isso antes de tudo deve se elaborar um projeto avaliando seu programa de necessidades, verificando a quantidade de ambientes e os que sejam mais onerosos como os banheiros, cozinha e lavanderia.

Como o profissional esta em sua região é mais fácil dele ter acesso aos custos dos materiais, mão de obra, impostos e custos de projeto, tornando um orçamento extremamente preciso.

Claro que existe a possibilidade do orçamento conter erros no decorrer da obra, podendo variar de acordo com a alta de preços de materiais e reajustes da mão de obra.

A criação adequada de um orçamento deverá ser feita por um bom profissional que realize um projeto arquitetônico e depois crie uma planilha de gastos para construir a sua casa. Mas a tabela CUB serve como referencia para ter um embasamento da quantidade estimada que será gasta em sua obra.

Responder
MENORAH 300 CONSTRUTORA
300 Reforma Construção (São Vicente, São Paulo) 300 Reforma Construção - há 9 anos

Para se calcular o custo de sua obra, você deve primeiro solicitarba a uma empresa que envje se profissional ao terreno, e juntamente com vc desenvolver o projeto de sua casa, assim ele ira calcular o material necessário para sua mao de obra, outra alternativa procurar o sinduscon... Este profissional da empresa pode ser um orcamentista, se desejar nos colocamos a disposição.

Responder
Reginaldo Gomes Costa
Casaservice Reformas e Instalações (Brasília, Distrito Federal) Casaservice Reformas e Instalações - há 9 anos

Para se ter uma noção do valor de uma construção, procure saber junto ao sinduscom , o CUB (custo unitário basico) da sua região, Esse índice fornece o valor médio por m² para construção de baixo , médio e auto padrão da sua região.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região