Como resolver um problema de infiltração que vem do apartamento de cima?

Moro no terceiro andar, meu prédio tem 4 andares e uma infiltração está atingindo os tetos do meu banheiro e cozinha e vem do apartamento de cima. Um pedreiro disse que o problema é do barbará mas que seria necessário trocar também todo o encanamento ligado a ele em todos os apartamentos, quebrando todos os pisos e trocando ralos, etc. Minha pergunta é se isso seria necessário ou se bastaria apenas a troca do barbará. Alguém poderia me ajudar?

Como resolver um problema de infiltração que vem do apartamento de cima?

Moro no terceiro andar, meu prédio tem 4 andares e uma infiltração está atingindo os tetos do meu banheiro e cozinha e vem do apartamento de cima. Um pedreiro disse que o problema é do barbará mas que seria necessário trocar também todo o encanamento ligado a ele em todos os apartamentos, quebrando todos os pisos e trocando ralos, etc. Minha pergunta é se isso seria necessário ou se bastaria apenas a troca do barbará. Alguém poderia me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Soluções Niterói  Niterói

Primeiramente é preciso fazer uma avaliação,se o vazamento é no barbará ,ou se pode ser algum desgaste,rompimento de impermeabilização,ralo rachado,etc,q podem em vazamentos no andar inferior,se realmente for no barbará terá q ser feito a adaptação,se não tem inúmeras formas de sanar esse tipo de problema q é normal em apartamentos !!!

Responder
Gilberto Nogueira
Porcellanato & Cia (Jundiaí, São Paulo) Porcellanato & Cia - há 7 anos

Boa noite!

Se houver rebaixo no forro basta fazer uma abertura e com lanterna identificar a origem e, isso qualquer um pode fazer.

Caso não tenha rebaixo, tente analisar o APT superior pois talvez encontre a causa facilmente.

Se for em Jundiaí posso ajudar.

Att, Porcelanato&Cia

Responder
Ronaldo Castro

è necessário uma visita para verificação.

O problema é so no seu apartamento, ou outros apartamentos estão com problema?

Foi feita alguma obra no apartamento de cima?

Ja efetuei reparos onde, outro profissional havia condenado todo um conjunto de tubulações, e após uma verificação constatei que o problema estava em um ralo, que foi reparado, e o problema foi solucionado.

Responder
Audi Martins
Dilluko Spas E Ofurôs (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Dilluko Spas E Ofurôs - há 7 anos

Boa noite Dayse, todas as opiniões deixadas neste pelos colegas tem fundamento mas antes de se decidir pela manutenção e/ou substituição do Barbará certifique-se que não tenha infiltrações sobre as juntas dos ralos sifonados, caixas secas, tubo de descarga entre parede e vaso sanitário, sifão lavatório etc... são infiltrações invisíveis mas é possível detecta-las até com papel higiênico...

Essas infiltrações são causadas por desgaste de juntas e, em muitos casos quando se está preparando terrenos vizinhos com bate estacas para construção de prédios.. O pequeno tremor quase não percebido é responsável pelo deslocamento do rejunte não só do piso como da parede (trincas)...

É isso, espero que meu parecer ajude pelo menos para facilitar a investigação...

Boa Sorte

Responder
Antonio Alves
A&alves Reformas E Construção (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) A&alves Reformas E Construção - há 7 anos

Boa tarde. Não gosto de da opinião antes de ver o problema eu mesmo, existe tantos profissionais que se aproveita da situação pra aumentar o serviço e cobrar mais, pode não ser o caso deste profissional, mas é melhora da opinião vendo o problema de perto. Aí sim da um diagnostico e oque se pode fazer para resolver. Valeu.

Responder
LUArq Arquitetura e Design

Quando há problemas no barbará, se faz necessário a troca do mesmo, e não adianta trocar só o seu andar. O mínimo que você deverá fazer é trocar o seu andar e o de cima, para que não venha aparecer novos vazamentos.

É possível fazer adaptações com massa para que seja conectado uma tubulação de PVC. Funciona, mas não dura muito tempo. Um bom bombeiro irá fazer esta adaptação que terá uma vida útil de mais ou menos 4 anos.

Responder
William Fernandes
Bwf Engenharia Reforma E Manutenção (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Bwf Engenharia Reforma E Manutenção - há 7 anos

Esse tipo de tubulação realmente não pega emenda para tubo PVC e nem outra tubulação tipo barbará (alguns fazem adaptações) mais é necessário uma avaliação técnica para tentar resolver o problema sem ter td esse custo de troca de toda tubulação.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de encanadores na sua região