Em quanto tempo o concreto usinado deve secar?

Empresa esteve até a obra e disse realmente ter algo estranho. Porém, pediu deixar mais tempo para ver se irá secar... Estou muito desconfiado se terá a resistência que contratei... Devo aceitar esse concreto ou questionar a substituição pela empresa? Foto do concreto após 48 horas de aplicado. O concreto é usinado 25mpa para laje H12.

Em quanto tempo o concreto usinado deve secar?

Empresa esteve até a obra e disse realmente ter algo estranho. Porém, pediu deixar mais tempo para ver se irá secar... Estou muito desconfiado se terá a resistência que contratei... Devo aceitar esse concreto ou questionar a substituição pela empresa? Foto do concreto após 48 horas de aplicado. O concreto é usinado 25mpa para laje H12.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Nelson Alves de Mello
Construnel Acabamentos C (Mogi das Cruzes, São Paulo) Construnel Acabamentos C - há 2 anos

Boa tarde! Na verdade o Concreto tem que ser hidratado nas primeiras 6 hs para evitar trincas. Quando o concreto chega na obra, o Responsável deve exigir o corpo de prova da concreteira, caso não queira fazer, o certo é devolver.

Responder
Antonio Carlos Fernandes

Alguns fatores influenciam, como o tipo de cimento (CPII, CPIII, CPIV, ETC.) utilizado e o tipo de aditivo. Algumas usinas usam aditivos que retardam o início da pega do concreto (cimento). Dependendo da quantidade de aditivo utilizada pode afetar a resistência do concreto. Por isso, sugiro solicitar a usina o ensaio de esclerometria para verificar a resistência do concreto, o qual deverá ser feito aos 14 dias e 28 dias após a concretegam. Se após os 28 dias, caso o concreto não tenha atingido a resistência contratada, a usina deverá lhe dar a solução deste problema, se for o caso, trocar todo o concreto. O escoramento não deverá ser retirado até a confirmação da resistência do concreto pelo ensaio. Se a usina não tiver o equipamento do ensaio, procure um laboratório perto da sua região e contrate a execução deste ensaio.

Somente para seu entendimento; Tempo de pega é o momento de endurecimento da pasta de cimento. É o momento em que o concreto passa do estado plástico para o estado rígido, através do processo de hidratação do cimento, em outras palavras, é o começo da solidificação, marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.

Responder
Spartan Vale
Particular - há 2 anos

até 04 dias apos concretado minha laje ainda estava como na foto... Com 06 dias secou... Como a empresa esteve em minha obra e disse que o erro foi no aditivo e que issonão vai iterferir na resistencia... irei fazer como me orientou vou solicitar o o ensaio de esclerometria.. Sua resposta me foi muito util. Obrigado

Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Spartan Vale.

O concreto apos ser lançado na forma em 24 horas ele tem condições de se auto suportar, significa que no caso de uma laje podemos iniciar os serviços de alvenaria mas o escoramento e forma não podem ser retirados.

Ha quantas hora o concreto foi lançado na sua foto?

No caso da foto for de 24 horas ou mais o caso deve ser verificado por especialista.

Grato eng. Aécio

Responder
Antonio Carlos de Souza
Ac Souza Reforma E Construçoes (Cândido Mota, São Paulo) Ac Souza Reforma E Construçoes - há 2 anos

28 dias para curar secar.

Responder
Elias Garcia
Empreiteiro Elias (São José dos Campos, São Paulo) Empreiteiro Elias - há 2 anos

Oi bao tamem ? O concreto usinado sai da usina com as especificacoes de acordo com o uso do concreto , por ex concreto para uma laje forro ou seja uma casa terrea , o concreto sai com o aditvo (secante /endurecedor ) proprio , entao em media o concreto de laje forro tem que secar (para poder andar por cima ) em em torno de 30 horas e 48 para trsbalhar em cima , e 28 dias para curar ou seja adiquirir resistencia mecanica

Responder
wtm construções e acabamentos

Depende muito do clima do local de 7 a 14 dias depende.muito do tempo e calor..tudo isso tem que ser avaliado,e tem que fazer a cura para não gerar muitas trincas..mais qualquer outra dúvida consulte a empresa que efetuou o trabalho..ele irão te explicar com mais detalhes técnico ok

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região