Por que o concreto não endurece?

0 enchimento da laje Iniciou as 10:30 e terminou ao 12:30. As 17h estava afundando sob o peso do pé. Chamei um engenheiro que disse que o concreto está fora das especificações. A concreteira está garantindo que o concreto é resistente e leva cinco dias para endurecer

O que faço?

Por que o concreto não endurece?

0 enchimento da laje Iniciou as 10:30 e terminou ao 12:30. As 17h estava afundando sob o peso do pé. Chamei um engenheiro que disse que o concreto está fora das especificações. A concreteira está garantindo que o concreto é resistente e leva cinco dias para endurecer

O que faço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 3
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezada Keli , sem duvida tem algo errado nesse concreto. Independente do MPA do concreto o tempo inicial de cura é igual para todos , só para vc ter uma noção decorrido 5 horas da concretagem devemos com cuidado umedecer a superfície concretada para que cura seja mais lenta ( a secagem do concreto )ACONSELHO VC :

1) verificar na nota fiscal qual foi o mpa enviado para sua obra , para laje o recomendado é 18 , 22 mpa no minimo

2) Solicitar a concreteira o resultado da amostra do exame do concreto enviado para sua obra.

3 ) Por fim no seu lugar chamaria um perito para retirada de uma amostra desse concreto e levar para laboratório e confirmar sua resistência e seu mpa e comparar com o exame da usina ( o teste em laboratório não é caro )

Espero te-la ajudado

ARQUITETO E PERITO JUDICIAL

Manoel Luis Guimarães

Responder
Antonio Carlos Fernandes

Prezada Kely,

Você deve verificar junto a usina de concreto qual foi o traço de concreto, o tipo de cimento utilizado (CPI, CPII, CPIV, etc.) se foi utilizado aditivo, qual o tipo e quantidade. Algumas usinas usam aditivos que retardam o início da pega do concreto (cimento). Dependendo da quantidade de aditivo utilizada pode afretar a resistência do concreto. Por isso, a usina deverá lhe fornecer todas essas informações. Em posse de todos os dados sobre o concreto, aconselho consultar um especialista no assunto.

Somente para seu entendimento; Tempo de pega é o momento de endurecimento da pasta de cimento. É o momento em que o concreto passa do estado plástico para o estado rígido, através do processo de hidratação do cimento, em outras palavras, é o começo da solidificação marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.

Geralmente, esse tempo é da ordem de 3 horas, depende da temperatura ambiente. Como você mencionou que as 17 horas ainda estava afundando o pé, provavelmente, seu concreto estava com aditivo. Recomendo procurar um laboratório tecnológico para realizar alguns ensaios e verificar a resistência do seu concreto.

Um abraço!

Responder
Gilmar Arruda
Particular - há 6 anos

isso acontece bastante devido ao retardador que o motorista adiciona quando o concreto ja esta a muito tempo no caminhão por motivo de atraso de transito ou de demora para descarga , mais em 24h vc vai ver que secou e com a vantagem de nao fissurar

Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 6 anos

Prezado , perdoe me em descordar , em obra com profissional habilitado , passado mais de 2 horas da saída do caminhão da usina (na nota fiscal tem a hora ) ele vai voltar para onde veio !!!! O mpa do concreto se altera , provado em laboratório .

Abraços

Arquiteto e Perito Judicial[

Manoel Luis Guimarães

Kely
Particular - há 6 anos

Diogo Guimarães a cidade é Poá, SP

Waltercy  Barbosa Ribeiro
Micomar Construção (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Micomar Construção - há 6 anos

este tu concreto esta com o tempo de pega retardado por favo procura a o usina e ver que tipo de cimento foi usado e o aditivo e solicita teste

verifica o fck fais dois copo de prova leva para laboratório ver a resistência do concreto

Responder
Particular - há 6 anos

R: A primeira etapa da secagem do concreto leva cerca de 7 horas... passando disso tem algum problema no traço do concreto.... Fazer estruturas em metálica é mais rapido, mais pratico e mais barato... Estamos a disposição;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região