Concreto Usinado Laje: Quanto tempo leva para secar o concreto? Será que fui tapeado? MPA30

Faz um dia que foi concretado a 1ª Laje do sobrado, a dúvida que fica, este concreto é de 30mpa? Quanto tempo leva pra secar?? Visto que ele ainda está Úmido, achei estranho pois o pedreiro comentou que geralmente seca bem rápido.... Se demorar mais pra secar, ele fica mais resistente?

Concreto Usinado Laje: Quanto tempo leva para secar o concreto? Será que fui tapeado? MPA30

Faz um dia que foi concretado a 1ª Laje do sobrado, a dúvida que fica, este concreto é de 30mpa? Quanto tempo leva pra secar?? Visto que ele ainda está Úmido, achei estranho pois o pedreiro comentou que geralmente seca bem rápido.... Se demorar mais pra secar, ele fica mais resistente?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 3 anos

R: A secagem do concreto dependerá dos aditivos que a concreteira utilizou na formulação do seu concreto; o normal é ter uma secagem inicial de aproximadamente 12 horas, mas pode ter variações...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luis Carlos de Macedo
Ámata Empreendimentos (Caçapava, São Paulo) Ámata Empreendimentos - há 3 anos

Bom dia! Matheus em questão da cura do concreto ele leva entre 28 dias, mas temos que levar em considerção o que seu Engenheiro determinou para a retirada das escoras, em questão ao MPA 30 vai tepender se sua laja é uma laje forro ou laje piso, para uma laje forro esta dentro do padrão eu diria esta ótimo, considerando que minha resposta está dentro do que você passou de informação e que não estive na obra para uma análise completa.Obs:deve se seguir todas as orientções do seu Engenhiero.Estou a sua disposição para ajudá-lo

Responder
Joao Lima Neto neto
J Neto Construções e Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) J Neto Construções e Serviços - há 3 anos

Quanto a secagem do concreto ,não se preocupe ,depende da dosagem de aditivo secante que foi colocado no concreto !

A secagem lenta é melhor principalmente se o concreto for lançado em um dia de alta temperatura.

O que vc deve observar é se foi lançado no período inferior a 2 duas horas após a saída da usina , pois um horário superior o concreto vai perdendo a qualidade !

Na nota fiscal você consegue observar o horário de saída e ver o horário que foi lançado na obra!

A cura total de concreto para ele atingir a capacidade de carga fck 20,25 ,30 mpa ou mais é de 28 dias.

Não da pra avaliar a qualidade do concreto de um dia pro outro só porque ele não aparenta estar seco.

Outra fato importante é a cura do concreto ,após uma hora do lançado deve-se molhar o concreto ,esse é o processo de cura e isso deve se repetir por 7 dias!

Assim vc terá um concreto de qualidade.

Espero ter ajudado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região