Como devo proceder com a construção da laje?

Gostaria de bater laje em com comodo de 5m x 3m só que não tem estrutura queria saber se por apenas sapatas e colunas com o remati das vigas em cima ficaria com tendo em mente que sera feito mas um comodo em cima qual a medida das blocas e sapatas lembrando que não tem alicerce

Como devo proceder com a construção da laje?

Gostaria de bater laje em com comodo de 5m x 3m só que não tem estrutura queria saber se por apenas sapatas e colunas com o remati das vigas em cima ficaria com tendo em mente que sera feito mas um comodo em cima qual a medida das blocas e sapatas lembrando que não tem alicerce

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Valdir Tavares
Tavares Construção e Reforma (Atibaia, São Paulo) Tavares Construção e Reforma - há 6 anos

Olá, Heverton

Antes de qualquer iniciativa e

é necessário fazer um projeto e solicitar ao engenheiro calculista para fazer os devidos cálculose da estrutura para saber qual melhor tipo de fundação,.

O projeto se faz necessário para saber como e o que pode ser construído para que seu imóvel não venha ficar irregular perante a prefeitura, como também a melhor solução da disposição da escada, portas e janelas; etc.

Responder
Elen Benvenutti
Construlares (Indaiatuba, São Paulo) Construlares - há 6 anos

Iniciar uma base de concreto armado, brocas, sapatas, vigas baldrame, depois a alvenaria com os pilares, vigas e por fim a laje H08 para forro ou uma laje H12 para fazer outro pavimento superior, ou fazer em sistema estrutural metálico que é mais simples e rápido, porém mais caro do que o estrutural, sendo que sempre há necessidade de um Engenheiro Responsável para não ocorrer erros graves.

Att

Élen do Prado Benvenutti

Engenheira Civil

Mestranda em Cálculo Estrutural/ UNICAMP

Responder
Fabricio Lima de Souza

Caro Heverton,

Lembre-se que antes de fazer qualquer tipo de modificação deve consultar um profissional arquiteto ou engenheiro habilitado, pois qualquer ampliação sem projeto seu imóvel fica irregular com isso mais difícil de vender ou alugar, em relação as lajes, a fundação, colunas e vigas que irão sustentar a laje no caso dois pavimentos deve consultar um engenheiro calculista em relação ao dimensionamento e não é só isso é preciso conhecer o tipo do terreno para a fundação mais adequada (radier, sapatas ou brocas), e também antes de fazer qualquer ampliação é importante um projeto para ver se não vai prejudicar a iluminação e ventilação natural da sua residência, enfim são estes e outros detalhes que deve ser visto, lembrando que é importante ter um profissional habilitado com CREA ou CAU, (Conselhos de engenheiros e arquitetos) para ter uma garantia na sua obra ou reforma.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Poderia fazer uma base de concreto armado, brocas, sapatas, vigas baldrame, depois a alvenaria com os pilares, vigas e por fim a laje, ou fazer em sistema estrutural metálico que é mais simples e rápido;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região