Como construir uma casa popular?

Queria saber se posso construir casas simples...térrea,casa popular....usando blocos de concreto de vedacao 14x19x39,sem fazer pilares...usando o proprio bloco para fazer os pilares...preenchendo os grautes,agulhas e canaletas para cintas de amarração,vergas e contravergas?

Como construir uma casa popular?

Queria saber se posso construir casas simples...térrea,casa popular....usando blocos de concreto de vedacao 14x19x39,sem fazer pilares...usando o proprio bloco para fazer os pilares...preenchendo os grautes,agulhas e canaletas para cintas de amarração,vergas e contravergas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 4
Athos Ribeiro de Lucena
Cálculo Engenharia (Santos, São Paulo) Cálculo Engenharia - há 9 meses

Alex, bom dia!

Sugiro que vc faça essa casa, em ALVENARIA ESTRURAL, cujas os blocos terão a resistência adequada para suportar a laje e o telhado, e os pilares serão blocos vazados, as canaletas por sobre as janelas e no apoio da laje serão todos grauteados e armados, conforme cálculo específico.

Responder
Carlos Henrique Pereira Pinto
Carlos Henrique Pereira Pinto Me (Pindamonhangaba, São Paulo) Carlos Henrique Pereira Pinto Me - há 9 meses

Sim! Você pode usar blocos de cimento com enchimento de concreto, mas não poderá instalar a laje de concreto porque isso causará uma pressão maior que os blocos suportam e começarão as rachaduras por compressão. Caso utilize blocos estrutural não terás problemas.

Responder
Zoom Serviços de Engenharia Daniele Cardoso

Olá Alex

Este sistema que queres usar, é edificação de alvenaria estrutural.

Você não pode usar blocos de concreto de vedação, esses blocos de vedação tem a mesma função dos tijolos, somente fazer o fechamento.

Quando falamos em alvenaria estrutural as paredes são a estrutura, os blocos são mais resistentes, passam por teste de compressão podendo chegar de 4,5 a 20 mpa dependendo da edificação.

Recomendo fazer um projeto, onde vc terá a amarração dos blocos, marcação dos pontos de graute, vergas e contra vergas, o traço desse concreto.

Assim você não terá desperdícios pois o bloco estrutural é mais caro, e nem surpresas desagradáveis.

Espero ter ajudado!

Responder
Everton Paulo dos Santos
Everton Paulo Dos Santos (Jales, São Paulo) Everton Paulo Dos Santos - há 9 meses

Alex, não recomendo que construa uma casa apenas com blocos de vedação, pois, como o próprio nome diz ele é só para vedação, não tem propriedades estruturais. O correto seria fazer vigas e pilares pois essa sim é a estrutura da sua casa, e te trará segurança e praticamente nenhum risco, se executada da forma correta.

Responder
Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 9 meses

Bom dia! Pode sim. Mas é preciso ter um bom projeto, alvará e seguir adequadamente as normas construtivas. Dê uma olhada, na internet, no exemplo da Casa Vila Matilde, um projeto de casa popular, premiado internacionalmente. Contrate um profissional de arquitetura para te auxiliar.

Responder
Marcos Jesus Lopes de Oliveira
Oliveira Construçoes (Bauru, São Paulo) Oliveira Construçoes - há 9 meses

Alex Sandro, com certeza vc pode construir sua casa com blocos de vedação.

Muito bom sua pergunta e dúvida, além de vc economizar com tábuas arames e pregos sua casa irá ficar muito bem estruturada.

Sempre tomando cuidado com as famosas (bicheiras) .

Quando Encher as colunas e vigas tomar muito cuidado concreto bem mole mas com sua medidas corretas para não ficar com bicheiros ok. Fica minha dica de profissional da área.

Obrigado

Responder
Paulo Schiavon Carneiro

Sim, é perfeitamente possível construir usando blocos de vedação, tomando o cuidado de estrutura la adequadamente. Depreende-se de sua pergunta que você disponha de poucos recursos para este projeto, portanto o mais adequado é buscar um empreiteiro que detenha a experiência necessária.

Responder
Deliano Sousa
AAC Construções (São Paulo Zona Norte, São Paulo) AAC Construções - há 9 meses

Bom dia o correto e você fazer pelo menos a fundação com alguns sapatas e cintas pra começar a construir pra casa ter uma estrutura fixa pra não correr o risco de desabamento,pois oq segura a casa são as sapatas e as cintas de travamento.principalmente se for construir outra casa em cima.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região