É possível construir um sobrado sobre uma garagem já pronta?

Queria saber se é possível fazer um sobrado sobre a garagem de um casa já pronta, e de frente com a rua. Já tenho a escritura mas ainda não está registrada , também tenho o rascunho para futuramente fazer a planta.

É possível construir um sobrado sobre uma garagem já pronta?

Queria saber se é possível fazer um sobrado sobre a garagem de um casa já pronta, e de frente com a rua. Já tenho a escritura mas ainda não está registrada , também tenho o rascunho para futuramente fazer a planta.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Wesley, bom dia!

Para sua pergunta não há resposta simples, pois envolve dois tipos de fatores:

1 - Técnico: Estrutural e de instalações;

2 - Legislação Municipal: Taxa de Ocupação, Afastamentos e Recuos; Coeficiente de Aproveitamento, Taxa de Permeabilidade e dimensões mínimas dos compartimentos.

Sugestão: Contrate uma consultoria em construção predial.

A CKS Consultores desenvolve esse tipo de serviço.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Atph - Perícia Projeto Construção
Atph - Arquitetura Engenharia E Maquetes (Londrina, Paraná) Atph - Arquitetura Engenharia E Maquetes - há 7 anos

Primeiramente é necessário verificar junto ao departamento de obras de sua cidade se esse tipo de edificação é permitida.

Existindo um retorno positivo, é necessário verificar se a estrutura foi feita para suportar esse novo, futuro e previsto uso (geralmente isso nao ocorre).

Para o uso na parte superior então se faz necessário reforço e implemento das estruturas a fim de receber nova carga que seria essa ampliação na parte superior da garagem.

Todo esse processo além de mais fácil, rapido e econômico pode ser realizado por profissional habilitado e capacitado, com registro tanto no CAU, quanto no CREA.

Espero ter ajudado.

Responder
Juliano De lima da silva
Pous Engenharia E Projetos (Riacho Fundo, Distrito Federal) Pous Engenharia E Projetos - há 7 anos

Sim e possível, quanto a viabilidade depende da capacidade de suporte da estrutura, e será necessário uma consulta a legislação local para verificar se a mesma permite, Aconselho contrar no mínimo uma consultoria ou a elaboração de seu projeto .

Responder
MENORAH 300 CONSTRUTORA
300 Reforma Construção (São Vicente, São Paulo) 300 Reforma Construção - há 7 anos

OLA Sr. WESLEY BOA TARDE, POSSIVEL É SIM DESDE QUE POSSAMOS IR ATÉ O SEU LOCAL E ANALISAR ESTRUTURAS, E SOLICITAR JUNTO A SECRETARIA DE URBANIZAÇÃO UMA CERTIDÃO DE DIRETRIZES OU USO E OCUPAÇÃO DE SOLO, POIS ATRAVÉS DELA IREMOS ANALISAR SE É POSSIVEL CONSTRUIR OU NÃO, MUITAS PESSOAS FAZEM , SEM A INTENÇÃO DE REGISTRAR OU DEPOIS DE FEITO AVERBAM NA ESCRITURA, MAIORES DETALHES POSSO LHE EXPLICAR PESSOALMENTE, NOS DA MENORAH 300 CONSTRUTORA ESTAMOS A SUA DISPOSIÇÃO.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região