Qual tijolo utilizar na construção de um sobrado?

Olá, boa tarde.

Irei iniciar a construção da minha casa, que será um sobrado e tenho uma dúvida quanto ao tipo de tijolo baiano que irei utilizar e sua espessura. A casa de baixo foi feita com bloco estrutural de 11.5 de largura e a lage é pra piso e foi feita de 15 cm de espessura e foi posta uma viga de reforço com 8 ferros 3/8 e estrivos a cada 15 cm. Os cômodos são bem grandes sendo, a sala, quarto e cozinha de 4,5x5 metros cada um, mais um outro quarto de 3 x5 metros e um banheiro de 1,80 x 3, e por fim uma área de 3x 4 metros no fundo da casa. A casa de baixo foi feita com vigas e cintas todas com 6 ferros 3/8 e estrivos a cada 20cm.

Porém a distância entre as colunas é de 5 por 4,5m e as colunas foram feitas com 4 ferros de 3/8 e estrivos a cada 20 cm.

A dúvida é a seguinte:

A parte de cima pode ser feita com tijolo baiano de 14/19/29 por fora da casa e de 11,5/14/24 por dentro da casa, com cinta de apoio de laje de 6 ferros 3/8 e estrivos a a cada 15 cm?

Outra dúvida, essa espessura do tijolo baiano de 14 cm será ajustada para a parte de dentro da parede da casa, passando 2,5 cm, isso compromete a estrutura da casa? O objetivo de usar um tijolo mais largo é reforçar e dar estabilidade a casa, porém temos dúvidas quanto ao resultado é se realmente é válido.

Qual tijolo utilizar na construção de um sobrado?

Olá, boa tarde.

Irei iniciar a construção da minha casa, que será um sobrado e tenho uma dúvida quanto ao tipo de tijolo baiano que irei utilizar e sua espessura. A casa de baixo foi feita com bloco estrutural de 11.5 de largura e a lage é pra piso e foi feita de 15 cm de espessura e foi posta uma viga de reforço com 8 ferros 3/8 e estrivos a cada 15 cm. Os cômodos são bem grandes sendo, a sala, quarto e cozinha de 4,5x5 metros cada um, mais um outro quarto de 3 x5 metros e um banheiro de 1,80 x 3, e por fim uma área de 3x 4 metros no fundo da casa. A casa de baixo foi feita com vigas e cintas todas com 6 ferros 3/8 e estrivos a cada 20cm.

Porém a distância entre as colunas é de 5 por 4,5m e as colunas foram feitas com 4 ferros de 3/8 e estrivos a cada 20 cm.

A dúvida é a seguinte:

A parte de cima pode ser feita com tijolo baiano de 14/19/29 por fora da casa e de 11,5/14/24 por dentro da casa, com cinta de apoio de laje de 6 ferros 3/8 e estrivos a a cada 15 cm?

Outra dúvida, essa espessura do tijolo baiano de 14 cm será ajustada para a parte de dentro da parede da casa, passando 2,5 cm, isso compromete a estrutura da casa? O objetivo de usar um tijolo mais largo é reforçar e dar estabilidade a casa, porém temos dúvidas quanto ao resultado é se realmente é válido.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 7 anos

Para a construção de um sobrado, voce primeiro deverá escolher o metodo contrutivo, ou o sistema construtivo; Se for em sistema convencional poderá utilizar qualquer tijolo, visto que o mesmo terá apenas a função de vedação, assim como se efetuar a em sistema de estrutura metálica, pois os elementos estruturais são independentes; Se for executar em alvenaria estrutural, deverá utilizar tijolos apropriados e com ferragens a nas intersecções das paredes devidamente dimencionados, assim como uma cinta de amarração intermediaria e outra no respaldo da alvenaria, para suportar o peso das lajes; A disposição; ScalaTécnica

Flavia
Particular - há 7 anos

Obrigada pela orientação, ajudou muito. Uma outra dúvida: no caso da construção em sistema convencional, é preciso fazer cinta intermediária, ou só cinta de apoio de laje?

Edvalson Carvalho de Queiroz

Bom dia! use bloco estrutural pois irá deixar seu construção mais leve e resistente não que os outros métodos não sejam bons mas no bloco estrutural de uma certa forma acaba economizando em ferragens e concreto qualquer dúvida entre em contato conosco.

Responder
Fernando Berti
Prefeitura Municipal Macedônia Sp (Macedônia, São Paulo) Prefeitura Municipal Macedônia Sp - há 7 anos

Não existe razão para mudar o método construtivo. alem do que o bloco estrutural economiza em formas de madeiras e concreto.por não ser preciso usar pilares e vigas convencionais.tomando sempre o cuidado de contratar profissional que execute o calculo da alvenaria estrutural.

Responder
Daniel  Fonseca Albino
Daf Construções E Acabamento (Franca, São Paulo) Daf Construções E Acabamento - há 7 anos

Bom dia aconselho a você usar o bloco estrutural pois irá deixar seu construção mais leve e resistente não que os outros métodos não seja bom mas no bloco estrutural você de uma certa forma acaba economizando em ferragens e concreto ???? qualquer dúvida estamos à disposição

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região