Construçao sobrado

ola! gostaria de saber se construir um sobrado é realmente mais caro que uma casa terrea? E qual seria o telhado mais econômico, platibanda ou telhado colonial ?

Construçao sobrado

ola! gostaria de saber se construir um sobrado é realmente mais caro que uma casa terrea? E qual seria o telhado mais econômico, platibanda ou telhado colonial ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Danillo Wesley Santos
DWS Engenharia e Construção (Mogi Guaçu, São Paulo) DWS Engenharia e Construção - há 7 anos

Boa noite Jéssica.

Sim, construir um sobrado realmente é um pouco mais caro do que um casa térrea. O custo é em torno de 27 a 40% a mais do que você gastaria na construção de uma casa térrea. Esse custo está relacionado as fases de fundação, estrutura, laje, escada e instalações elétricas e hidro-sanitários. Um exemplo, em uma casa de 60 m², se o construtor cobrasse o valor de R$ 600,00 o m², o custo desta casa seria de R$ 36.000,00. Em um sobrado com o mesmo valor de área, esse variaria em torno de R$ 45.000,00 e R$ 50.000,00.

Quanto ao telhado, na platibanda com cobertura metálica, o telhado ficaria mais leve, assim proporcionando menos esforço a estrutura. Já o telhado convencional de telha cerâmica seria questão de uma preferência mais tradicional, mas o custo deste é um pouco mais caro e requer também mais esforço nas estruturas do prédio.

Espero ter solucionado suas dúvidas.

Estamos à disposição para demais perguntas!

Atenciosamente,

Danillo Wesley Santos.

Responder
Roseleia Moore
Particular - há 7 anos

Ola eu tenho uma casa contruida a uns 42 anos atras porem a casa esta em um terreno umido e tem infiltracao e varios problemas,encanacao, eletrico espaco etc, Acho q demolir seja a solucao, porem sei q sai caro!!

existi alternativa de recuperar? ou o jeito 'e gastar demolindo e refazendo o novo?

Rômulo Fernando Macedo
Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração (São José dos Pinhais, Paraná) Studio Lambrequim - Arquitetura E Restauração - há 7 anos

Olá Jéssica.

Depende de alguns fatores além do custo apenas.

Se o seu terreno é grande e comporta todo o seu programa de construção, a casa térrea será uma boa opção para diminuir custo de obra.

Se o seu terreno é pequeno e você quer construir um mundo inteiro dentro dele, inevitavelmente terá que ser um sobrado. Independente do seu custo. E custo é muito volátil, tem que ser aliado ao seu custo/benefício.

Depende de quanto você quer investir no seu sonho, no seu conforto e ter uma casa compatível com sua rotina. Ok?

Sobre telhados. O telhado mais barato ainda até hoje é o Fibrocimento. O famoso Eternit. Mas precisa ter um isolamento térmico descente para sua casa não virar uma estufa. Com a platibanda é possível esconder ele e dar uma estética para a fachada. O telhado convencional, você gastará com o madeiramento e as telhas, que existem vários modelos e preços. Há as telhas metálicas que também conseguem ser ocultadas com uma platibanda. Telhas Shingle para casas com uma pegada mais americana.

Tudo depende o estilo que você quer.

Se quiser mais dicas de como reduzir os custos de obra e valorizar o seu imóvel em até 27% com poucas intervenções e gastando menos, entre em contato.

Sou Rômulo Macedo, arquiteto, na Studio Lambrequim Arquitetura & Restauração.

Se gostou dessa publicação, por favor indique.

Obrigado.

Um abraço e até mais.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Elza, bom dia!

Se você não sabe como fazer, sugiro que contrate um arquiteto ou engenheiro civil para te apresentar um Estudo Preliminar das várias possibilidades que poderão se apresentar. A CKS Consultores faz este tipo de serviço.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
VERSATT CONSTRUÇÕES CONSTRUÇÕES
Particular - há 8 anos

Bom dia Jéssica .

Se você está querendo construir um sobrado é porque o seu terreno não comporta uma casa com a quantidade de cômodos que você necessita, correto? Analisando por este lado, a construção de um sobrado é muito mais barata do que a construção de uma casa térrea, pois se diluirmos o valor do terreno que você necessitaria para construir e compararmos com a construção de um sobrado, veremos que no final o preço por metro quadrado será menor.

Alguns itens ficarão mais caros, como por exemplo a fundação, infraestrutura e parte da estrutura, oque é natural, pois terrão que suportar a carga de de duas casas.

Em relação a laje de cobertura, você poderá faze la inclinada, onde irá economizar com o madeiramento do telhado, reduzir bastante a probabilidade de vazamento e se prever alguma abertura nesta laje, poderá obter uma ventilação cruzada, que melhorá muito as condições térmicas da residencia.

Valdemir Nogueira Chagas

Jéssica, bom dia!

Vamos por etapa, construir sobrado fica mais caro, senão vejamos: são duas lajes, uma escada, dois quadros de distribuição de energia elétrica, o telhado é menor, e digamos que o somatório das lajes seja igual a laje da casa térrea, porém o tempo de execução é mais demorado, pois elas não são feitas simultaneamente; existe, ainda, outros fatores que fazem do sobrado a construção mais cara que a construção térrea. Passamos para o telhado, a platibanda é mais econômica, inclusive com custo menor de manutenção.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região