Desejo construir. sala de estar e jantar junto ou separado?

Gostaria de construir um sobrado. Gasta mais, em relação a fundação e estruturas, fazer terreo com sala de estar e sala de jantar no mesmo ambiente ou separados por paredes ou o gasto é o mesmo?

Desejo construir. sala de estar e jantar junto ou separado?

Gostaria de construir um sobrado. Gasta mais, em relação a fundação e estruturas, fazer terreo com sala de estar e sala de jantar no mesmo ambiente ou separados por paredes ou o gasto é o mesmo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Roberta Ladeiro
SMART SOLUTION REFORMA E ACABAMENTO - BH (Belo Horizonte, Minas Gerais) SMART SOLUTION REFORMA E ACABAMENTO - BH - há 9 anos

Bom Dia Andréia, na construção convencional com vigas , pilares e fechamento em tijolo comum, o seu custo será um pouquinho mais elevado na construção separada, por conta basicamente de uma parede de vedação (tijolo comum) e da porta de acesso ao ambiente, em questão estrutural dependendo do vão ( da largura e comprimento do seu ambiente) as vigas e pilares necessários serão os mesmos, a não ser que a sua opção seja construir com alvenaria auto portante, neste caso dependendo do vão o ideal é manter a parede divisória visto que ela fará a função estrutural. Essa análise de valores depende muito do seu projeto arquitetônico , a partir dele você poderá escolher qual o material que será mais econômico em cada caso. Um Abraço!

Responder
Joice Silva
Particular - há 9 anos

Ambientes integrados possibilitam uma discreta economia, tendo em vista que será uma parede a menos, embora o projeto deve prever o posicionamento correto das vigas e pilares de modo que garanta o vão necessário sem prejuízo estrutural. Mas o maior benefício será na hora de decorar, pois espaços integrados dão a sensação de amplitude visual. É mais moderno e mais funcional se aplicado a dinâmica das famílias atualmente. Também facilita na hora de reformar, pois ausência de paredes elimina a quebradeira.

Marcio Monteiro
Particular - há 9 anos

Edificar um sobrado sim tem um custo maior em relação a uma casa de mesma área térrea, além de um tempo de obra maior, fundação maior, cura de laje piso e laje forro entre outras variantes.

Na questão da divisão de espaço, a arquitetura moderna adota espaços amplos, com conceito aberto, possibilitando interação social, espaços são delimitados com móveis, objetos de decoração e, iluminação, além da adoção deste conceito trazer uma economia nas áreas de parede, reboco, pintura, rodapé.

E antes de uma boa obra existe sempre um bom projeto, onde o arquiteto poderá criar as soluções ideias para sua família.

CONSTROE

Soluções em Edificações

Jose Aparecido Gonçalves
Construemp – Construções e Empreiteira Gonçalves Arantes Eirelli (Hortolândia, São Paulo) Construemp – Construções e Empreiteira Gonçalves Arantes Eirelli - há 9 anos

Gasta um pouco mais (não muito relevante), no entanto compensa, até mesmo como investimento futuro. veja alguma dicas:

"Como quase tudo na vida há vantagens e desvantagens que devemos colocar na balança antes de optarmos por uma coisa ou outra. A construção de uma casa térrea ou sobrado entra definitivamente nessa questão que é preciso fazer perguntas para entendermos aquilo que é mais conveniente para as nossas necessidades internas de construção de moradia. A construção de um sobrado é sem dúvida nenhuma um ponto delicado e precisa ser levado em conta diversos aspectos antes de tomar a decisão certa. Como não existe uma fórmula para esta decisão, no meu ponto de vista imagino que os itens abaixo possa ser levado em conta em termos de vantagem e desvantagem desse tipo de construção.

Vantagens

Aproveitamento do terreno. Você consegue aproveitar melhor o terreno uma vez que fará o aproveitamento vertical dele mesmo que não seja um terreno tão grande você consegue fazer uma construção maior, com maior número de dependências e talvez assim resolvendo a sua necessidade de espaço.

Imponência. No sobrado é uma construção um pouco mais imponente e muitas pessoas valorizam isso, o que torna a construção mais valorizada em termos de mercado. Este é um aspecto bastante importante para quem pretende pensar em negócios do futuro.

Separação dos ambientes. Normalmente as pessoas ao construir um sobrado colocam os quartos ou dormitórios na parte superior e no piso térreo a área social, como sala, cozinha, banheiro e outros ambientes de uso geral. Esta separação também é um importante aspecto é o sobrado consegue fazer isso muito bem.

Desvantagens

Acesso. Um dos grandes problemas da construção do tipo sobrado é a questão do acesso, já que você precisará fazer escadas para ter acesso ao piso superior e naturalmente que enquanto você é jovem isso não é problema nenhum mas quando a idade chegar isso poderá ser um problema mais sério. Conta aí o fato de haver a possibilidade de uma pessoa ser acometido de alguma enfermidade se depender de cadeira de rodas para se locomover e neste caso o sobrado fica completamente inviável.

Custo. Outro ponto importante que é tido como desvantagem é o custo que você tem para construir um sobrado, já que você precisa de uma estrutura muito maior, mais tempo de construção, consumirá muito mais material é o custo da mão de obra acaba sendo também mais cara". - Construção e Empreiteira Gonçlaves Arantes ltda: Mas você pode fazer por etapas desde que já tenha definido que tipo de fundação fazer, mesmo que inicialmente só construa o térreo, recomendo fazer a estrutura para sobrado

Responder
José Augusto Arcanjo Teles
Arcanjo Teles Construção e Reforma (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Arcanjo Teles Construção e Reforma - há 9 anos

Com relação a gastos separado gasta um pouco mais, nada significativo, mas gasta mais.

Hoje em dia o mais usado pelos arquitetos é fazer cômodos multi funcionais, espaços amplos separados pelos móveis. Portanto eu recomendo que você construa uma sala ampla com a sala de jantar e estar conjugadas. Até por que você vai poder receber melhor as pessoas em casa.

Arcanjo Teles Construção, Reforma e Impermeabilização

Responder
Rosimar da Silva de Freitas

Bom dia Andreia

O gasto não e muito significativo quase não vai ter grande diferença, na minha opinião seia melhor fazer separado fica ate melhor em relação a tranquilidade na hora das refeições e na hora de relaxar

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região