O que vocês acham sobre desligar o ar condicionado durante um período em uma sorveteria?

Olá a todos. Tenho uma sorveteria com 5 freezers e 2 centrais de ar de 24000 btus. Antigamente ligava das 10 as 22 horas. Com o aumento da energia estou ligando das 12 as 22 horas. Mesmo assim minha energia ainda está muito cara e piorou com essas bandeiras vermelhas. Estou pensando em desligar as duas centrais das 17 as 19 horas (2 horas), período mais fresco, ventilado e sem grande movimento de clientes. Ou seja, ligar de 12 as 17 e de 19 as 22. O que vocês acham?

O que vocês acham sobre desligar o ar condicionado durante um período em uma sorveteria?

Olá a todos. Tenho uma sorveteria com 5 freezers e 2 centrais de ar de 24000 btus. Antigamente ligava das 10 as 22 horas. Com o aumento da energia estou ligando das 12 as 22 horas. Mesmo assim minha energia ainda está muito cara e piorou com essas bandeiras vermelhas. Estou pensando em desligar as duas centrais das 17 as 19 horas (2 horas), período mais fresco, ventilado e sem grande movimento de clientes. Ou seja, ligar de 12 as 17 e de 19 as 22. O que vocês acham?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 6 anos

R: Pode ser uma alternativa, mas lembre-se que para que possa estabilizar a temperatura é quando mais se gasta energia; Veja se não será vantajoso deixar das 12 às 19 e desligar no restante do expediente... Verifique as vedações...

A disposição;

Mauro Contini
Conpac Engenharia (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Conpac Engenharia - há 6 anos

Caro André:

A eficiência de um sistema de climatização para conforto (ou de ar condicionado, como comumente referenciado) deve partir da premissa de que o ambiente atendido deve obter uma temperatura agradável, ou como o próprio nome diz, proporcionar conforto aos ocupantes. Para tanto, o projeto adequado das instalações é que irá responder por essa eficiência. Um conceito errôneo de utilização de instalações de ar condicionado na cultura de nosso país é o de que o funcionamento depende de se regular o equipamento “no máximo” para “gelar” rapidamente o ambiente. Esse procedimento incorreto é o maior causador de alto consumo de energia nesses sistemas. Em geral, a capacidade de um equipamento padrão de retirar carga térmica (calor) do ambiente é constante, com exceção dos equipamentos do tipo INVERTER, que controlam a velocidade de rotação dos compressores, proporcionando variação na capacidade do sistema, conforme a necessidade. Sendo assim, o que vai ditar o consumo elétrico das instalações é quanto tempo os equipamentos irão “trabalhar” para retirar a carga térmica do ambiente, somado ao tempo em que irão “trabalhar” apenas para manter a temperatura de conforto (set point), ou seja, a que se quer manter no ambiente em questão (em geral, com uma variação de +/- 2ºC). Quem comanda isso é um dispositivo chamado termostato, existente em TODOS os equipamentos, no qual se estipula o set point (quem controla é o usuário), que de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), deve situar-se entre 21ºC e 23ºC para pessoas, em condições normais. Ajustado esse valor, a eficiência energética das instalações vai depender ainda da capacidade de se reter essa temperatura no ambiente, que deve impedir ao máximo possível a entrada de cargas térmicas vindas de fora do ambiente, por isso é importante que as paredes tenham boa capacidade de isolação térmica e as portas e janelas bem vedadas. No seu caso, se é necessário que a porta de entrada fique aberta ao público, é imprescindível a utilização de cortinas de ar, que bloqueiam quase 100% da entrada de ar externo, se bem dimensionadas. Como ninguém consome sorvetes em baixas temperaturas, sugiro que você faça um estudo sobre qual set point deve ajustar para que o local fique com uma temperatura agradável, mas não frio demais. Um valor razoável pode estar em torno de 25~26ºC, mas você pode encontrar o valor mais adequado à sua necessidade por tentativa e erro, conforme a época do ano. Não aconselho o desligamento das instalações por longos períodos, pois a temperatura do ambiente vai subir depressa demais e os equipamentos deverão trabalhar por mais tempo para baixar novamente a temperatura do local ao nível ajustado para o set point. No seu caso, creio que os equipamentos do tipo “inverter” seriam os mais indicados, pois controlam eletronicamente sua capacidade de trabalho (e consequentemente, de consumo) de acordo com as diversas variações de acréscimo de carga térmica do ambiente. Porém, um dimensionamento adequado considerando todas as variáveis envolvidas vai te dar o melhor resultado final. Espero ter ajudado, e fico à disposição para maiores esclarecimentos, se necessário. Abraço.

Responder
Pedro Geraldo Alves
Miré Ar Condicionado (Pindamonhangaba, São Paulo) Miré Ar Condicionado - há 6 anos

Olá André ! Vc disse que das 17 hr às 19 tem menos movimento, então desligue imediatamente seu Ar Cond , Duas hr por dia faz Grande diferença. Obs: pode deixar seu Ar Condicionado ligado com uma temperatura de 25graus ,portanto ele vai atingir à temperatura mais rápido e vai desligar automaticamente.( dois Ar Condicionado de 24000 BTU tem uma corrente de 20 amperes é como se estivesse três ferros elétricos ligados juntos) portanto desligar o Ar Cond no período de menos movimento faz Grande diferença.

Responder
MCGS ENGENHARIA ESPECIALIZADA HVAC www.mcgsengenharia.com.br

Nestes momentos de crise, o importante é manter o estabelecimento aberto. O seu equipamento é destinado ao conforto! Não faz parte do processo do sorvete.

Fique atento quanto ao bem estar dos seus clientes e boa sorte!

Responder
MCGS ENGENHARIA ESPECIALIZADA HVAC www.mcgsengenharia.com.br

Nestes momentos de crise, o importante é manter o estabelecimento aberto. O seu equipamento é destinado ao conforto! Não faz parte do processo do sorvete.

Fique atento quanto ao bem estar dos seus clientes e boa sorte!

Responder
GMAR SOLAR
Gmar Serviços E Instalações Em Energia Solar Ltda (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Gmar Serviços E Instalações Em Energia Solar Ltda - há 6 anos

Boa Tarde André.

Acredito que uma sorveteria o consumo de seu produto seja sazonal, ou seja, no verão o fluxo de clientes aumenta e no inverno ele inverte. Para minimizar seu gasto com o ar condicionado você pode verificar a viabilidade de desliga-lo com mais frequência no inverno ou também pode colocar um sensor de temperatura para somente manter na temperatura ajustada.

Outra forma de reduzir seus gastos, não só com o consumo do seu ar condicionado quanto o consumo geral da sua sorveteria, seria a instalação de um sistema fotovoltaico que reduz até 95% de todo seu consumo.

Nossa empresa realiza orçamentos gratuitos para seu estabelecimento e ficamos a disposição para quaisquer dúvidas.

Esperamos te-lo ajudado !

Atenciosamente, Gmar Solar

Responder
Edilson Meira Meira
TECNEW CLIMA AR (Votorantim, São Paulo) TECNEW CLIMA AR - há 6 anos

Olá André tudo bem.

É um prazer dar uma sugestão em sua sorveteria. Bom nas épocas frias próxima de 3 meses já se deve economizar um pouco em relação a energia elétrica, más no restante do ano realmente muito quente se gasta muito mais.

Uma sugestão de economia seria investindo em equipamentos de ar condicionado inverter que garantem 40% de economia de energia.

Bom outro forma seria ligar o equipamentos em momentos realmente necessário ou seja sabendo você André dos momentos que mais necessidades recomenda ligar o ar uns momentos antes em sua temperatura máxima e logo após algum tempo procurando colocá-la em temperatura ambiente 22 graus, ai não exigirá muito do equipamentos e também seria bom colocar cortinas de ar nas saídas de portas ajuda conservar o ar ambiente.

Abraço e sucesso, esperamos ter ajudado.

Att : Tecnew clima ar

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região