Diferença na tubulação.

Prezados,

Adquiri recentemente pela internet um aparelho de ar-condicionado inverter de 12.000 BTUs, da marca Consul, ocorre que ao efetuar a compra não me ative ao detalhe de já existir instalação prévia no meu apartamento, e para minha surpresa a tubulação existente é de 1/4 e 1/2, sendo que a do aparelho que comprei é de 1/4 e 3/8, existe algum problema em fazer referida instalação, mesmo o aparelho possuindo uma tubulação menor da tubulação existente???

Diferença na tubulação.

Prezados,

Adquiri recentemente pela internet um aparelho de ar-condicionado inverter de 12.000 BTUs, da marca Consul, ocorre que ao efetuar a compra não me ative ao detalhe de já existir instalação prévia no meu apartamento, e para minha surpresa a tubulação existente é de 1/4 e 1/2, sendo que a do aparelho que comprei é de 1/4 e 3/8, existe algum problema em fazer referida instalação, mesmo o aparelho possuindo uma tubulação menor da tubulação existente???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Emerson Augusto
Particular - há 7 anos

Pode manter a calma, se já existe uma instalação prévia ja é mais do que meio caminho andado, o técnico responsável deverá analisar previamente e depois é só fazer a instalação conforme o padrão do seu imóvel, Sem problema algum.

Adriana Santos
Bahrao Serviços (Campinas, São Paulo) Bahrao Serviços - há 7 anos

Oi Thiago, essa instalação não seria impossível, porém seu equipamento trabalharia de maneira forçada, comprometendo seu uso e você perderia sua garantia de fábrica devido a instalação estar incorreta.

Te apresento duas possíveis soluções para que você não seja prejudicado:

1 - Substituir a tubulação e manter seu equipamento;

2 - Manter a tubulação e substituir o equipamento (se atender o ambiente) e verificar/planejar a ampliação do projeto de climatização do seu apartamento.

Responder
Douglas de Oliveira Inacio

Em relação a dimensão das tubulações de cobre não ha problema vc pode usar uma polegada a mais nunca a menos do que a da tubulação do seu aparelho mas o que pode ocorrer é que o isolamento térmico usado na sua instalação prévia pode não ser o adequado para o equipamento inverter uma vez que o isolamento especifico para o inverter suporta uma maior temperatura do funcionamento do seu split isso pode ocasionar com o passar dos anos uma deformação do isolamento da sua pré instalação espero poder ter contribuído com vc Tiago.

Responder
Simpli Ar
Simpliar (Suzano, São Paulo) Simpliar - há 7 anos

Se já existe uma infraestrutura em seu apartamento não têm porque substituir, realize as deduções e instale seu aparelho.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região