Qual a bitola do fio do sistema e qual disjuntor devo usar para instalar ar-condicionado?

Tenho três ar condicionados de 12.000 btu's para instalar e não sei qual a bitola do fio do sistema e qual disjuntor devo usar. Quem pode me ajudar?

Qual a bitola do fio do sistema e qual disjuntor devo usar para instalar ar-condicionado?

Tenho três ar condicionados de 12.000 btu's para instalar e não sei qual a bitola do fio do sistema e qual disjuntor devo usar. Quem pode me ajudar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Melquisedeque De Godoy Miranda

Rafael,

Primeiramente devemos encontrar a corrente que ira circular no circuito quando o(s) equipamento(s) estiver(em) funcionando. Neste caso:

1096W/220V= 5A.

5 Amperes é a corrente que vai circular no circuito do ar condicionado. Para chegar ao Disjuntor, acrescente 25%.

Disjuntor = 6,25A.

Para o fio condutor, existe uma tabela que você pode baixar pela Internet. Neste caso o recomendado é 2,5mm2, considerando que pela norma não se usa fio menor que 2,5mm2 em tomadas.

Espero ter ajudado e não complicando mais ainda o entendimento.

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 6 anos

Bom dia, o disjuntor pode ser de 20 A, os fios podem ser de 2,5 mais o ideal é de 4mm de boa qualidade, sendo um disjuntor para cada aparelho e a ligação elétrica deverá ser da caixa de distribuição diretamente para os ar condicionado,grato.

Responder
Daniell Alberto Gomes da Silva
Alberto-Soluções em Elétrica e Climatização (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Alberto-Soluções em Elétrica e Climatização - há 6 anos

Alberto soluções em elétrica e Climatização

Bom dia, para definir um circuito específico não simplesmente chegar e apontar cabo 2,5mm Disjuntor 20A , vc tem que sempre buscar saber a pontencia que vai ser instalada o equipamento, por exemplo ar condicionado tem uma potencia nominal que é de 1096w , só fazer o calculo de carga 1096/220 que é a tensão resultado 4,98A um cabo de 1,5m seria necessario para atender ,mais temos que está abaixo da normas NBR-ABNT 5410 que diz cabo 1,5mm é para fazer circuito de iluminação normais , então como se tratar de um circuito especifico que será ligado só o ar condicionado então vc colocar um cabo 2,5m como a amperagem é baixa e exister um pico de tensão se o ar não for inverter colocar um Disjuntor 16A para pode proteger o cabo que suporta 20A cabo 2,5m ok

Responder
Carlos Henrique

A empresa Grupo Arte do Frio, fica feliz em poder ajudar o próximo , depende da distância e a capacidade dos equipamentos.

Ex: Um Split de 12.000 BTUs seria um disjuntor de 15 amper, porque a corrente dele é baixo , até 10 metros fio de 2,5.

Estaremos pronto pra ajudar .

Responder
Particular - há 6 anos

R: A bitola do fio depende da distancia do equipamento até o dijuntor e a capacidade do mesmo; O dijuntor deverá ser em média de 60A para cada equipamento;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região