Pode ser usado esse disjuntor de 20A ou certo mesmo seria o de 16 para os dois ar codicionados da minha casa?

Tenho dois ar condicionados instalado aqui em casa. Ambos são de 12 mil BTUs, eles estão ligados em tomadas comuns fiação de 2.5mm sem disjuntor. Me falaram que o ideal seria instalar aquelas caixas de proteção, eu li no manual e pede um disjuntor de 16A, mas aqui na minha pequena cidade só achei caixa de proteção com disjuntor de 20A. Pode ser usado esse disjuntor de 20A ou certo mesmo seria o de 16? Esqueci de mencionar que aqui é 220v.

Pode ser usado esse disjuntor de 20A ou certo mesmo seria o de 16 para os dois ar codicionados da minha casa?

Tenho dois ar condicionados instalado aqui em casa. Ambos são de 12 mil BTUs, eles estão ligados em tomadas comuns fiação de 2.5mm sem disjuntor. Me falaram que o ideal seria instalar aquelas caixas de proteção, eu li no manual e pede um disjuntor de 16A, mas aqui na minha pequena cidade só achei caixa de proteção com disjuntor de 20A. Pode ser usado esse disjuntor de 20A ou certo mesmo seria o de 16? Esqueci de mencionar que aqui é 220v.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 1
Ivomar Schmidt
Particular - há 5 anos

Pode usar sem problemas,se tratando de instalação antiga.o correto para uma nova instalação é o padrão cabo 2,5 e disjuntores de 16A superdimensionado..

Sempre dimensionar o disjuntor de acordo com a fiação.

Cabos: disjuntor:

1.5mm2 até 16A

2.5mm2 até 25A

4mm2 até 30A

6mm2 até 40A

10mm2 até 50A

16mm2 até 70A

Para distancias inferiores a 100 metros.

a disposição.

André Amorim
3l Pinturas E Revestimentos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) 3l Pinturas E Revestimentos - há 5 anos

Considerando que a instalação elétrica do local atende a nova demanda de carga, posso afirmar que: requer instalação individual dos equipamentos utilizando condutores independentes de 2,5mm e disjuntor de C16A e tomadas de uso específicos para seus equipamentos desde que a distancia seja inferior a 30 metros. Considere adquirir fios e cabos de fabricantes homologados.

Ps. Não utilize fios e disjuntores de maior capacidade sem ter certeza da real necessidade de aplicação destes.

Ps. conte sempre com pessoa qualificada para a realização correta da instalação. Segurança em primeiro lugar, sempre!

Responder
Particular - há 5 anos

R: O ideal era atender as indicações do fabricante, mas de 20A pode ser utilizado, um para cada.. e reforçe esse fio, pelo menos de 6 mm

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Leandro Silva Ramos

Bom dia Gabrieu pode ????

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região