Corro algum risco estrutural na construção da minha casa?

Fiz minha casa recentemente, tem 45m2 divididos em 4 cômodos. Para divisão do quarto e da sala, fiz dois pilares com uma viga de 20x20 e terminei de preencher até a laje com tijolos, nas portas e janelas tem verga e contra vergas, na casa toda tem 9 pilares baldrame 30x30 porém não fiz cinta, em ver de toda estrutura coloquei ferragem de 3.8 e aguentei tijolos com furo pra cima, e enchi de concreto, corro algum risco?

Corro algum risco estrutural na construção da minha casa?

Fiz minha casa recentemente, tem 45m2 divididos em 4 cômodos. Para divisão do quarto e da sala, fiz dois pilares com uma viga de 20x20 e terminei de preencher até a laje com tijolos, nas portas e janelas tem verga e contra vergas, na casa toda tem 9 pilares baldrame 30x30 porém não fiz cinta, em ver de toda estrutura coloquei ferragem de 3.8 e aguentei tijolos com furo pra cima, e enchi de concreto, corro algum risco?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Respostas úteis 1
Milton Diniz  Neto
PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) PHOENIX PLANEJAMENTO E OBRAS - há 5 anos

No momento não interessa dizer o que deveria ter feito porque já foi executado. Entretanto, a princípio não concordo do procedimento utilizado para construir sua residência. Pelo fato da fundação não estar interligada por cintas, pode gerar uma certa instabilidade estrutural.

Aconselho, o quanto antes, pedir um laudo para um engenheiro calculista, ao qual irá orientá-lo o que deve ser executado para proceder o possível reforço estrutural e deixar sua residência confiavelmente estável, inclusive para futuras construções no andar superior.

Atente que em primeiro lugar está a segurança da sua família e a engenharia resolve qualquer coisa, contudo, prepare-se financeiramente, faça um orçamento, defina uma estratégia do seu fluxo de caixa e execute o que tem que ser feito, sem economias.

Responder
Edson kevim mendes da silva f.pires mendes da silva f.pires

olá Wagner, a estrutura de sua casa é uma estrutura padrão de uma casa de lage normal, já construí todas, todas as formas estruturais de uma casa, a ser construída,,, ou seja sua casa está no padrão,,,,,, mais tome cuidado em uma observação,........ que não conseguirão te explicar nos comentários,,,,( caso você for construir algo amais, encima da mesma, ou seja, em cima de sua lage, poderá, prejudicar sua estrutura, fazendo com que apareça rachaduras nas paredes,,,,, ai você pergunta poque ?,,,,, poque quanto mais peso, mais pressão nas colunas, e quanto maior o espaça de uma coluna da outra, maior a pressão na lage,,,,,,, isso caso você, for construir algur a mais, encima de sua casa) meu amado, eu já viu muitos casas onde, um construtor ou pedreiro dar orçamento pra um tipo de estrutura especifica de casa, com um preço lá em baixo, sabendo que você, futuramente, quer construir um segundo andar, ai, o que acontece, ele te deu um orçamento, de baixo valor, pra uma estrutura de uma simples casa, não de uma casa de dois andares,,,,,, poque isso, poque eu, aprendi, a trabalhar, consertando erros dos outros, sou muito profissional e sincero e li digo, a maioria das vezes, é cupa do proprietário e não dos profissionais, o profissional, vai fazer, o que o proprietário, pede pra fazer, e outras vezes, são dos profissionais sem ética, ou seja, te ilude com uma estrutura e fundação onde vai te, dar uma segurança de 2 ou mais andares, te cobram baratos, para pegar o serviço, e te faz uma estrutura de uma simples casa de uma lage só,,,,, ai nesse caso, vc, terá, que ver, como foi feita a fundação, de sua casa, solidez do terreno, fundura de cada sapata, e acrecemo de colunas e vigas, colocamos no lapes,,, prejuízo. tenho 23 anos nesse ramo, e ater hoje trabalho consertando, serviços dos outros, ou seja mais estresse mais trabalho, mais desconfiança, do proprietário, pôquer, ater eles verem que eu sou o kastor-rei........... e não os outros, ou seja,, construa logo comigo, de uma vez,,,, poque consertar o serviço dos outos da mais trabalho que construir uma casa do zero. não dou dicas eu falo o que vc deve fazer e .......... um grande abraço do kastor

Responder
Jose Francisco melinsky
Particular - há 5 anos

se vc ainda nao se mudou para a casa , se aperte um pouco financeiramente e faça tudo direitinho para nao ter que quebrar depois (sai mais caro)e tambem como disse o colega acima esta sem as cintas poderá ficar sem instabilidade ocorrendo fissuras ou pior rachaduras . rachaduras grandes nao tem jeito heim

um abraço

Alexandro Diuana

Olá. Somente avaliando presencialmente. Abraço.

Responder
Julio Cesar Oliveira Da Silva

Vc pode ficar tranquilo que. Sua. Casa aguenta outra com certeza

Eu. Já fiz so. Com tijolos sem colocar ferro e a. Csa. Estar até hj

Responder
Edson kevim mendes da silva f.pires mendes da silva f.pires

por mais ensono que pareça, esse leu entendeu tudo, estar de parabéns,,,,,, da forma que vc fez, por mais que, não tenha cinta, mais, e baldrame e os ferros de 3/8 que vc colocou, e os de jolos cheios de concreto,,,, mesmo que não tivesse 9 colunas, sua casa estria firme e sustentável,, poque as paredes que divide os cômodos de sua casa, estão sustentando a lage, e as mesmas depois de acabas com o embolso, ficarão mais firmes. os tijolos só precisam estar sequindo as marações certas. um abraço meu amigo vc é o cara,,,,,,,vc foi único leu e entendeu a pergunta do Wagner, os outros, não lerão e nem entenderão a pergunta do Wagner, e só deixou o cara mais preocupado, sem precisão neuma,,,,,,,, se fosse pra cair já tinha caído...

Petruk Silva
Revestimento Em Areia De Quartzo Coloridas (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Revestimento Em Areia De Quartzo Coloridas - há 5 anos

não e seguro pede-se colocar cimta e radier

Responder
Sezenildo Barbosa Dantas

Bom do acórdão com as normas estruturais, vc pode sim esta correndo risco de fissuras nas paredes sei que vc deve ter criado umas base boas para seguir essas colunas 30x30 mais o ideal de uma casa e ter todas as cintas no caso seus pilares n estão recebendo o apoio um do outro pq se uma casa vc tem vários pilares blz vai da sustentabilidade nas paredes mais eles deveriam esta trabalhando juntos no balanceamento e n solto um do outro

Responder
Rubens
Construtora Gera Investe Finança (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Construtora Gera Investe Finança - há 5 anos

Bom dia amigo, a construção civil,

E mas complexa que as pessoas pensão, antes de fazer qualquer trabalho de melhora, chama alguém é intenda para te dar uma luz, se você tiver condições chame um técnico ou um engenheiro para um laudo, só se pode dar uma opinião visitando e vendo, lembrese que é a sua vida e da sua família que está em risco, na dúvida coloque escoramento até a visita do técnico ou um mestre de obras, boa sorte.

Responder
Arylson Menezes
Maconstrutora (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Maconstrutora - há 5 anos

Boa Tarde minha amiga!

A resposta da sua pergunta sem ver como realmente está fica muito aberta e a senhor pode sim estar correndo risco, então a melhor coisa a fazer é buscar uma empresa com profissionais habilitados para lhe informar sobre sua obra.

Responder
Jairo Oliveira
Lightlux.manuntenção Estalação Eletrica (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Lightlux.manuntenção Estalação Eletrica - há 5 anos

Bom dia. O preenchimento. De coluna. Com tijolo. Não. E. Correto. Mais. Se vc. Não. Botar. Peso. Sobre. A laje. Não tem problemas. No futuro. Vc pode. Fazer. Colunas. Ester as. Podendo. Reforço. A. Sua estrutura. Podendo a te. Fazer. Outro. Andar

Responder
Particular - há 5 anos

R: Poderá ter uma movimentação lateral, criando fissuras... a forma que foi feito não é ideal... veja se consegue fazer um reforço estrutural...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Rogerio Soares dos Santos
Particular - há 5 anos

Dependendo da sua estrutura.que vc fez..si ela tem todas as colunas .nao corre nenhum risco nao .em fazer a separacao. Com os dois pilares. Futuramente. So fazer cinta e colocar a laje.e so alegria.abraco

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região