Como construir um muro na divisa?

No meu terreno tem um muro (parede unica) que divide meu quintal do quintal do vizinho, faz 2 anos que mudei e o muro já era assim, o muro está torto e penso que o ideal seria derrubar e fazer outro.

A minha pergunta é se nesse caso não seria o correto eu fazer um muro do meu lado e o vizinho fazer um muro do lado dele ?

Como construir um muro na divisa?

No meu terreno tem um muro (parede unica) que divide meu quintal do quintal do vizinho, faz 2 anos que mudei e o muro já era assim, o muro está torto e penso que o ideal seria derrubar e fazer outro.

A minha pergunta é se nesse caso não seria o correto eu fazer um muro do meu lado e o vizinho fazer um muro do lado dele ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

SR Engenharia Consultiva
Sr Engenharia Consultiva (Recife, Pernambuco) Sr Engenharia Consultiva - há 6 anos

Bom dia, Mário.

Está correto o teu pensamento. Cada lote deve ter o seu próprio muro e essa é uma ótima solução para evitar problemas.

Siga esses passos:

# Obtenha o projeto de demarcação do seu lote (ou projeto de loteamento) no cartório do registro geral de imóvel (RGI) da região

# Consiga/contrate um topógrafo para que ele faça as marcações no local indicando os limites de sua propriedade

# Construa o seu muro com a face externa da parede coincidindo com o limite

Segue imagem para ilustrar.

Espero tê-lo ajudado!

Fico a disposição.

Responder
Pedro Jorge de Paiva Codá

Bom dia Márcio Barretos, o correto seria vocês contratarem um agrimensor para marcar realmente a posição da linha que divide os terrenos. Em seguida poderiam entrar em acordo para que cada um construa o seu muro ou um construir o seu até a metade do terreno e o outro a outra metade, respeitando a definição oficial do Agrimensor.

Responder
Bruno Silva
BRN Engenharia Civil (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BRN Engenharia Civil - há 6 anos

Olá Marcio.

O correto é fazer um muro para cada imóvel, assim evita transtorno e problemas futuros, como o muro ja está em condições ruins, seria o ideal derrubá-lo e construir cada um o seu muro, dentro do seu lote. Qualquer outra dúvida fico a disposição.

Atenciosamente,

Bruno da Silva

Engenheiro Civil

BRN Engenharia Civil

Responder
Particular - há 6 anos

R: O correto seria cada um fazer o seu... mas é necessario saber se o muro existente foi feito do eixo das divisas... em muitos casos se dividem o custo e fica para ambos...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região