Preciso de alvará para reforma na área de serviço?

Necessito de alvará para colocar cobertura de vidro na minha área de serviço e aumentar a porta para conseguir passar uma máquina de lavar?

Comprei um apartamento sem condômino e tenho uma área de serviço externa, posso fecha a área de serviço com vidro e ampliar a porta, pois ela é muito estreita e não passa uma máquina de lavar, por exemplo, gostaria de saber se preciso de alvará para essas duas reformas?

Preciso de alvará para reforma na área de serviço?

Necessito de alvará para colocar cobertura de vidro na minha área de serviço e aumentar a porta para conseguir passar uma máquina de lavar?

Comprei um apartamento sem condômino e tenho uma área de serviço externa, posso fecha a área de serviço com vidro e ampliar a porta, pois ela é muito estreita e não passa uma máquina de lavar, por exemplo, gostaria de saber se preciso de alvará para essas duas reformas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Ímpar Soluções em Reforma e Construção

Olá Paloma, boa tarde!

Pelo que eu entendi, deve ser exigência de responsabilidade técnica, no caso, emitir RT.

Responder
Alexandre Meggiolaro
Alexandre Gouveia Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Alexandre Gouveia Arquitetura - há 11 dias

Boa tarde Paloma, tudo bem? Qualquer intervenção que se faça na área externa (serviço) do seu apto que altere o Layout original do prédio (Fachada) é preciso pedir autorização (alvará) na prefeitura pois vai modificar o projeto original, mudança da porta de lugar não tem necessidade, sugiro você contatar um profissional arquiteto antes para fazer uma avaliação.

Responder
Juarez
Creek Engenharia E Projetos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Creek Engenharia E Projetos - há 11 dias

Opa paloma Engenheiro Juarez aqui da Creek engenharia, espero que esteja bem, no caso depende, reformas que não influenciam ou alteram a área construída não precisam ser solicitado alvarás.

Obras como cobertura de áreas, demolições de ambientes antes abertos e alterações de uso, podem ser necessário sim a solicitação de alvará junto a prefeitura, porem para qualquer solicitação junto a prefeitura o imóvel precisa estar regular no município, sendo necessário a avaliação técnica inicial para ver se a ampliação ou demolição pode ser feita, no caso de alteração de pisos, revestimentos e reformas em geral não é obrigatório por lei a solicitação de alvará.

Responder
Ana Lígia de Campos Mendes

Bom dia, Paloma!

Para qualquer modificação no imóvel deve ser emitido um alvará. No seu caso, um alvará de pequena reforma ou ampliação, caso a lavanderia descoberta não esteja computada na área construída. Isso será avaliado pela prefeitura onde você entrará com o pedido. Você deve procurar um técnico(arquiteto, engenheiro..) para se responsabilizar pelo projeto e pelo pedido de alvará junto a prefeitura

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região