É possível instalar ventilador de teto em EPS?

Olá, eu moro em apartamento, e no teto do imóvel tem uma camada de EPS (isopor) com acabamento em gesso, gostaria de fixar um ventilador de teto, porém o eletricista falou que não é possível porque a camada de EPS é muito espessa, segundo ele esta camada encobre todo o entorno da caixinha. Queria saber se existe alguma solução para realizar a instalação segura do ventilador de teto neste caso, ou se realmente não é possível. Desde já agradeço.

É possível instalar ventilador de teto em EPS?

Olá, eu moro em apartamento, e no teto do imóvel tem uma camada de EPS (isopor) com acabamento em gesso, gostaria de fixar um ventilador de teto, porém o eletricista falou que não é possível porque a camada de EPS é muito espessa, segundo ele esta camada encobre todo o entorno da caixinha. Queria saber se existe alguma solução para realizar a instalação segura do ventilador de teto neste caso, ou se realmente não é possível. Desde já agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 1
Joao Lucas Silva Domingues

Bom dia! Para não colocar em risco de queda do equipamento e acidentes em pessoas é necessário que o ventilador seja fixado em lage, em estruturas metálicas ou madeiras resistentes de telhados. Espero tenha contribuído com o questionamento!

Responder
Gustavo Strambi Frenhi
Ecovivere Arquitetura (Ribeirão Preto, São Paulo) Ecovivere Arquitetura - há 17 dias

Olá Gian como vai?

Para que a fixação do ventilador seja bem feita será necessário fixa-lo em um ponto rígido. Recomendamos a fixação direto na lage, ou em uma peça fixa na laje que posteriormente o ventilador seja presa nela. apenas a fixação no EPS com a movimentação do equipamento pode ser que o mesmo possa se despreender. abraços.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Gian, bom dia!

Sim é possivel prender o ventilador. O bloco de EPS se apoia entre duas vigotas de concreto, que poderão servir de fixação para uma ou duas barrinhas de ferro chata com espessura de 5mm, através de buchas para bolts, as quais servirão de suporte para o ventilador, depois é só dar o acabamento em gesso.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região