dúvida sobre regras de construção

Bom dia, tenho dúvidas sobre algumas regras de construção. Quero construir uma casa simples nos fundos do terreno dos meus pais, porém o terreno que tenho pra construir é de 12mx12m, e soube que tenho que deixar 5m de terreno livre na frente da casa, além de 1,5m nas laterais. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de não ter a necessidade de deixar os 5m, e se existem outras regras para construção. Desde já agradeço

dúvida sobre regras de construção

Bom dia, tenho dúvidas sobre algumas regras de construção. Quero construir uma casa simples nos fundos do terreno dos meus pais, porém o terreno que tenho pra construir é de 12mx12m, e soube que tenho que deixar 5m de terreno livre na frente da casa, além de 1,5m nas laterais. Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de não ter a necessidade de deixar os 5m, e se existem outras regras para construção. Desde já agradeço

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Wendel dos Santos Carvalho

É necessário entrar em contato com a prefeitura ou verificar a legislação da mesma em algum site, porém a principio se foi determinado essa possibilidade, muito provavelmente terá que ser atendido dessa forma mesmo.

Responder
Marcos Carlos dos Santos
Construtora Plan'Ex (Paulínia, São Paulo) Construtora Plan'Ex - há 9 anos

Olá, diego! Pelo que me parece este teu espaço de 12 * 12 m. = 144 m.² é a parte dos fundos de um terreno (talvez um lote de esquina) de 12 m. De largura por 25 m. De comprimento = entre 250 e 300 m.²! Se for isso, dou-te 3 dicas:

1ª dica. Se estivermos falando de 2 meios-lotes desmembrados: em salto, num caso exatamente igual, o meu tio construiu uma casa de 12 * 12 m. = 144 m. (com 3 quartos, 2 banh., sala, cozinha e garagem para 2 carros, deixando só uma área de luz de 2 *2 m. Sem cobrir) nos fundos de um terreno de esquina; neste caso, como ele construiu nas 4 divisas, inclusive beirando a calçada, eu duvido que algum dia ele conseguirá o "habite-se" de seu imóvel! Dá pra fazer, mas é arriscado! Eu até faria o desenho da planta baixa de graça e te enviaria por correio e ainda executaria toda a obra (a combinar), mas sem a aprovação do projeto na prefeitura!

2ª dica. Porém, se estivermos falando de 2 casas construídas num mesmo lote: provavelmente teus pais deverão deixar os 5 m. De recuo na frente do terreno, formando um espaço de 5 por 12 m. Que poderá ser coberto e servir como garagem para até 4 carros; deixando dois corredores laterais de 1,5 m. Para acesso à casa dos fundos! Neste caso, daria para construir uma casa de 9 * 12 m. = 108 m.² na tua parte do terreno!

3ª dica. Outra solução seria simplesmente construir uma casa de 5,5 * 12 m. = 66 m.² (com 2 ou 3 quartos, wc, sala e cozinha), deixando 1,5 m. De corredor nos fundos e 5 m. De garagem na frente deste espaço.

Estou iniciando no "habitíssimo" e espero ter podido ajudar-te!

Responder
Gilson de Carvalho
Projetos De Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Projetos De Arquitetura - há 9 anos

Diego, necessário se faz a localização do lote através do endereço completo e número do IPTU ! A legislação muda de acordo com a localidade ! Se estiver em São Paulo pode ir até a Subprefeitura da sua região com os dados do lote, endereço e IPTU, e solicitar mais informações ! Se necessitar de consultoria e/ou projeto estarei à disposição !Atenciosamente ! arq. Gilson de Carvalho, contato:

Responder
Eduardo Ramirez
Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Eficieng Engenharia E Incorporadora Ltda. - há 9 anos

Qual o local da obra? Cada lote tem sua particularidade. É necessário um arquiteto. Se estiver na região de São Paulo ou interior, podemos fazer um estudo de projeto pra você e levantamos as informações local.

Podemos enviar orçamento pra obra também.

ramirez@eficieng.com

Responder
Deise
Particular - há 9 anos

Cada município tem sua norma. verifique com a prefeitura local. Ja que é nos fundos de um terreno é preciso ver a locação ( posição da casa existente em relação ao terreno) da casa dos seus pais e verificar se atende as exigências da prefeitura de sua cidade, você precisa se adequar de acordo com a casa ja construida.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região