Com que cabo devo instalar 3 aparelhos de ar-condicionado?

Posso fazer em uma instalação de 220 volts a instalação de 3 aparelhos de ar-condicionado, cada um de 9 mil BTUs, usando cabo de 10 mm e disjuntor de 32 amperes para cada unidade?

Com que cabo devo instalar 3 aparelhos de ar-condicionado?

Posso fazer em uma instalação de 220 volts a instalação de 3 aparelhos de ar-condicionado, cada um de 9 mil BTUs, usando cabo de 10 mm e disjuntor de 32 amperes para cada unidade?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Emerson Angelo Barreto

O ideal para fazer uma instalação de 3 ar condicionado de 9000 btus é utilizar um quadro de disjuntor,um geral 40 amper se for equipamento convencional, agora se inverter pode ser um disjuntor bipolar de 32 amperes e um disjuntor bipolar de 10 amperes para cada equipamento de ar condicionado

Responder
Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 2 meses

Sim, você pode instalar 3 aparelhos de ar-condicionado de 9 mil BTUs em 220V usando cabo de 10 mm² e disjuntor de 32 amperes para cada unidade.

No entanto, é importante considerar alguns pontos importantes para garantir a segurança e a eficiência da instalação:

1. Dimensionamento do cabo:

A bitola do cabo de 10 mm² é suficiente para a corrente nominal de cada aparelho de ar-condicionado de 9 mil BTUs (considerando corrente de partida de 3 vezes a nominal).

No entanto, é importante verificar a corrente nominal específica de cada aparelho no manual do fabricante.

Se a corrente nominal for superior a 16 amperes, utilize um cabo de bitola superior a 10 mm².

2. Dimensionamento do disjuntor:

O disjuntor de 32 amperes é suficiente para proteger cada aparelho de ar-condicionado de 9 mil BTUs.

No entanto, é importante verificar a corrente de partida do aparelho no manual do fabricante.

Se a corrente de partida for superior a 24 amperes, utilize um disjuntor de amperagem superior a 32 amperes.

3. Distribuição da carga:

É importante distribuir a carga dos 3 aparelhos de ar-condicionado em diferentes fases da rede elétrica para evitar sobrecarga em uma única fase.

Consulte um eletricista para verificar a capacidade da sua rede elétrica e para realizar a instalação dos cabos e disjuntores de forma segura.

4. Tipo de cabo:

Utilize cabo tipo PP para instalação externa e interna.

Certifique-se de que o cabo seja flexível e de boa qualidade.

5. Aterramento:

É fundamental realizar o aterramento dos aparelhos de ar-condicionado para garantir a segurança das pessoas e proteger os equipamentos contra descargas elétricas.

Consulte um eletricista para realizar o aterramento de forma correta.

Recomendações:

Consulte um eletricista qualificado para realizar a instalação dos aparelhos de ar-condicionado.

Utilize materiais de boa qualidade e siga as normas técnicas da ABNT.

Faça a manutenção preventiva dos aparelhos de ar-condicionado regularmente.

Seguindo estas dicas, você poderá garantir uma instalação segura e eficiente dos seus aparelhos de ar-condicionado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região