Qual pode ser a causa dos estalos nas telhas da minha casa?

Construí a pouco mais de um ano, e com alguns meses percebi alguns estalos na laje, esses estalos foram ficando mais frequentes e mais fortes, muito mais fortes. A laje não está coberta com telhas. A pergunta é, esses estalos são normais? Qual profissional eu devo procurar para averiguar esse problema?

Qual pode ser a causa dos estalos nas telhas da minha casa?

Construí a pouco mais de um ano, e com alguns meses percebi alguns estalos na laje, esses estalos foram ficando mais frequentes e mais fortes, muito mais fortes. A laje não está coberta com telhas. A pergunta é, esses estalos são normais? Qual profissional eu devo procurar para averiguar esse problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

20 Respostas

Respostas úteis 1
Yuri Miguel de Oliveira
Ym Soluções Em Engenharia (Brasília, Distrito Federal) Ym Soluções Em Engenharia - há 5 anos

Élton, sua dúvida é a mesma dúvida de muitas pessoas que se preocupam com a qualidade de suas residências.

Infelizmente não existe uma resposta única, porém na maioria dos casos o estalo ou barulho constante da estrutura é um aviso de que algo está errado.

Somente uma avaliação técnica no local pode garantir a qualidade ou não da estrutura.

Existem empresas que trabalham apenas com esse tipo de laudo, porém a contratação de um engenheiro civil é totalmente cabível nesse caso. Esse profissional irá avaliar sua estrutura através de ensaios e uma análise completa do seu sistema estrutural.

Espero que você consiga o auxilio necessário e ficamos no aguardo de um feedback assim que possível.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Ceramica, telhas metálicas termicas e acusticas... etc..

A disposição;

Marcos Xavier dos Santos
Duffel Engenharia e Construções Eireli (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Duffel Engenharia e Construções Eireli - há 5 anos

Bom dia, tudo bem! Recomendamos que você consulte urgente um Engenheiro Civil, somente com uma visita até o local é possível averiguar o que está ocasionado esses "estralhos" que com toda certeza não é normal. A laje foi dimensionado por um profissional da área da construção civil? A execução fora feita por equipe qualificada? Estão aparecendo "rachaduras" no teto? O que está sobre está laje?

Responder
Cristiano Santos Alves
Santos Construções E Reformas (Caruaru, Pernambuco) Santos Construções E Reformas - há 5 anos

Bom dia Elton

Solicite uma vizita tecnica de um engenheiro civil pois esses estalos que esta ocorrendo pode ser um abalo na estrutura pois se foi feito algun calculo errado de ferragem estrutural pode esta avendo movimentação inadequada e isso pode ser muito perigoso erros de calculo podem causar um desastre que Deus o livre mas tome as providencias cabiveis com urgencia

Responder
Oziel Da Silva Machado Silva

Quando vamos fazer uma casa trabalhamos comforme o projeto arquitetonico para nao ter poblemas com estrutura rachaduras trincas estalos afastamento de parede pode ser poblema estrutural mas solicita a visita de um engenheiro outro poblema que ocorre e lages com um vao muito grande ela comesca a selar

Responder
José Amancio da Costa
Construjac (Suzano, São Paulo) Construjac - há 5 anos

Olá Élton todas as armação de madeira com o passar do tempo

Elas costumam a fazer Ruídos sim principalmente no dias muito quentes e se a estrutura não for bem feita aí é mais ainda e isso só é percebido por quem mora na casa! a minha já tem 7 anos e eu ainda não percebi stalo se isso te ajuda está dado a minha opinião grato José Amancio ao seu dispor

Responder
Empreiteira Retorno    Júnior

Bom Elton como os estalos tem sido constantes não e normal,eu aconselho você pede a visita de um engenheiro no local.

Você fez sondagem do terreno para ver a profundidade de um solo firme.

Talvez possa cer fundação seu problema.

Responder
oi
Particular - há 5 anos

Boa tarde

É importante que um engenheiro possa analisar e somente assim poderá esclarecer o que de fato esta acontecendo, porem estalos em estruturas pode significar que a mesma esta com problemas.

TEC-EASY reformas e construções ltda.

Josue
Pedreiro Eletrecista Mestre De Obra (São Sebastião, São Paulo) Pedreiro Eletrecista Mestre De Obra - há 5 anos

tem que ver se o vao da laje e muito longe se tem ferro suficiente se for perto da rua quando passa carrro pesado a laje constuma balançar e nessa hora que precisa ter férreo suficiente para aguentar o balanço olhe bem nos cantos se não tem trinca se não tiver tá de boa nais se tiver fica de olho pra ver se aumentar se aumentar sair do local e pede pra reforça a laje

Responder
Sérgio Augusto Guerreiro Martins

Bom dia, Élton.

As estruturas costumam “avisar” quando estão com problemas. Esses avisos costumam ser através do aparecimento de trincas, estalos e deformação de esquadrias (por exemplo, portas que fechavam normalmente, deixam de fechar ou deixam de abrir). Procure um engenheiro civil imediatamente, não ignore os avisos! Um abraço.

Responder
Seledon Dias
Seledon Dias Arquitetura (Natal, Rio Grande do Norte) Seledon Dias Arquitetura - há 5 anos

Elton, recomendo que você procure um Engenheiro Civil com urgência!

De preferência o mesmo que calculou sua laje.

Os materiais sofrem dilatação com o aumento da temperatura; aumentam de tamanho quando esquentam e encolhem quando esfriam; principalmente quando não existe cobertura que possa amenizar o efeito da insolação...

Isso pode favorecer o aparecimento de pequenas rachaduras, que por sua vez podem facilitar a infiltração de água.

Se a agua encontrar a ferragem, poderá dar início a um processo de corrosão, provocando a ferrugem dos vergalhões diminuindo consideravelmente sua resistência.

Os estalos podem ser consequência do processo de dilatação e contração da laje.

Observe se aparecem fissuras, pequenas rachaduras e infiltração na mesma !

Procure imediatamente a ajuda de um profissional; Engenheiro Civil !!!

Caso seja difícil, procure a ajuda no CREA de sua cidade ou na Prefeitura !!!

Estes estalos podem não ser nada, mas pelo sim, pelo não, é melhor prevenir e procurar ajuda imediatamente !

Responder
élton
Particular - há 5 anos

Obrigado a todos. Coloquei "telhado" na pergunta de forma equivocada. A laje não está coberta. E foi "batida" com concreto usinado.

Acredito que os estalos aconteçam mais no fim da tarde e a noite, não fico em casa durante o dia pra dizer com certeza.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região