Como proceder com minha construção?

Olá, boa tarde ! Gostaria de tirar uma dúvida : minha casa foi erguida sobre uma estrutura de pedras, tijolos, e sobre esses dois uma cinta de concreto armado, com 0,10 x 0,30 cm. Agora queria construir um pavimento superior, e gostaria de saber se, colocando mais uma cinta de concreto sobre as paredes, eu poderia aplicar a laje, sem a necessidade de colunas.

Como proceder com minha construção?

Olá, boa tarde ! Gostaria de tirar uma dúvida : minha casa foi erguida sobre uma estrutura de pedras, tijolos, e sobre esses dois uma cinta de concreto armado, com 0,10 x 0,30 cm. Agora queria construir um pavimento superior, e gostaria de saber se, colocando mais uma cinta de concreto sobre as paredes, eu poderia aplicar a laje, sem a necessidade de colunas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Marcelo
Construfala (São Marcos, Rio Grande do Sul) Construfala - há 6 anos

Boa noite jalmir! Cara depende da estrutura de pedra que você tem em baixo da viga e do tijolo usado nas paredes e também que tipo de pavimento você faria. Ex... Se o seu terreno for roxoso e você colocar uma viga de 15 x30 cm e os tijolos forem maciços e se tiver divisórias de material em baixo e fizer a viga para cintar as paredes por cima.não vejo problema nenhum. Mas depende muito do tipo de solo. Aqui em cx do sul por ex.. Não se usa mais colunas nos prédios mas porque a fundação da obra é fora de série. Fica dica ! Medida exata de material, especura correta dos vegalhões e sapatas com medidas e distância certa uma da outra. Observado também o tamanho de sua obra.um grande abraço meu amigo.

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer uma visita técnica, pois se a estrutura não suportar a solução mais pratica seria fazer uma estrutura metálica auxiliar no perimetro desta estrutura com novas fundações;

A disposição;

Wigo Alves
Wigo Alves Projetos Estruturais (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Wigo Alves Projetos Estruturais - há 6 anos

Boa tarde Jalmir, como vai?

Antes de tudo, e recomendável uma avaliação por um engenheiro que atue com estruturas antes de dizer se podemos executar tal serviço da forma que se encontra a construção ou não. Com a analise do profissional será possível determinar a utilização de reforço na estrutura ou não.

Responder
Gilcivaldo
Particular - há 6 anos

Olá Jalmir é uma honra pra nós, poder te ajudar;

Olha você não pode por a laje sem colunas, pois são elas que sustentam a laje.

Nesse caso, eu aconselho que você faça sapatas e depois as colunas.

Mas o ideal mesmo é você levar um engenheiro até a sua obra.

Qualquer dúvida estamos a sua disposição!

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região