Existem normas para construção de jardim de inverno?

Existe alguma norma para construção de jardim de inverno? Medidas mínimas, estrutura, drenagem... O que fazer para conter raízes? Precisa de vigamento e laje em caso do jardim ser em contato direto com perfil natural do terreno?

Existem normas para construção de jardim de inverno?

Existe alguma norma para construção de jardim de inverno? Medidas mínimas, estrutura, drenagem... O que fazer para conter raízes? Precisa de vigamento e laje em caso do jardim ser em contato direto com perfil natural do terreno?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Mauricio Meggiolaro MM Arquitetura

Olá Yasmin,

Legislação específica não é bem o caso, o que existe são elementos técnicos que garantem que o jardim de inverno seja útil e eficiente para a sua casa e para as plantas. Importante saber sobre a insolação, quantidade de luz do sol que chega até esse local, existem plantas que são melhores no sol pleno, outras meia sombra e outras ainda sombra permanente. Drenagem da água da chuva e uma boa ventilação para dispersão da umidade residual são detalhes importantes para que o seu jardim de inverno não se torne uma fonte de umidade e bolor para a casa. Quanto às raizes, existem mantas anti raizes do tipo geotextil geralmente é usada no solo, e asfáltica para protegem elementos da construção como lajes, vidas e pilares, uma terceiroa opção é usar emulsão asfáltica de base água e herbicida que proporcionam alta aderência e secagem rápida. Inibe a penetração de raízes em estruturas de concreto, alvenaria e argamassa.

Importante também ter um paisagista para orientar na escolha e hamonização das espécies das plantas em função do ambiente, porte e enraizamento, nível de cuidado e resistência além da estética é claro.

Responder
Mário Sérgio Matielo
Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio (Águas de Lindóia, São Paulo) Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio - há 2 meses

Observe a legislação municipal referente ao assunto , à exemplo o Código de Edificações e Obras

Estude quais plantas à serem utilizadas para análise se indicadas ao ambiente em termos do seu desenvolvimento saudável , caminhamento de suas raízes para evitar interferência sob pisos de outros ambientes , nas instalações hidráulicas , etc .

Importante também é saber se estas plantas liberam algum tipo de pólen ou algo assim , que possa causar algum mal à pessoas com alguma sensibilidade maior .

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região