Como proceder com meu problema de infiltração?

Bom dia Pessoa, Construi uma casa e estou com o seguinte problema.

Moro em uma rua com desnivel de cima para baixo, sendo que a casa do meu vizinho esta acima do nivel da minha mas odecendo corretamento o fluxo da rua, a minha casa foi feita ao lado do muro do vizinho, e esta minando agua por baixo, pois a agua da casa do vizinho entra na terra dele e sai no piso do meu quarto.

Estou com uma briga muito grande com o engenheiro pois o mesmo diz que a culpa é do vizinho, o que eu discordo, pois ele (o engenheiro) deveria ter prevido através de seu conhecimento e estudo tecnico esta situação, e como não foi feito, agora deveria resolver a situação sem jogar a culpa para o vizinho.

O engenheiro ja disse que não vai fazer nada em relação a este problema mais, na opinião de vocês o culpado é o vizinho (que já tem a casa daquele jeito a mais de 40 anos) ou o engenheiro que deveria ter previsto isto na minha construção nova.?

Devo entrar na justiça responsabilizando o engenheiro?

Como proceder com meu problema de infiltração?

Bom dia Pessoa, Construi uma casa e estou com o seguinte problema.

Moro em uma rua com desnivel de cima para baixo, sendo que a casa do meu vizinho esta acima do nivel da minha mas odecendo corretamento o fluxo da rua, a minha casa foi feita ao lado do muro do vizinho, e esta minando agua por baixo, pois a agua da casa do vizinho entra na terra dele e sai no piso do meu quarto.

Estou com uma briga muito grande com o engenheiro pois o mesmo diz que a culpa é do vizinho, o que eu discordo, pois ele (o engenheiro) deveria ter prevido através de seu conhecimento e estudo tecnico esta situação, e como não foi feito, agora deveria resolver a situação sem jogar a culpa para o vizinho.

O engenheiro ja disse que não vai fazer nada em relação a este problema mais, na opinião de vocês o culpado é o vizinho (que já tem a casa daquele jeito a mais de 40 anos) ou o engenheiro que deveria ter previsto isto na minha construção nova.?

Devo entrar na justiça responsabilizando o engenheiro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Como fez posteriormente, já deveria ter se atentado a este fato;

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Rogério, bom dia!

Inicialmente o erro parece ser de projeto, porém pode ser de execução. De cara o seu vizinho nada tem haver com o seu problema, pois a água que atinge a sua edificação é proveniente do lençol freático, portanto independe dele.

Há duas linhas de ação para você se pautar: uma técnica e outra judicial.

A ação técnica pode ser dada através de uma consultoria com engenheiro civil, afim de estudar a solução mais adequada. A CKS Consultores faz este tipo de consultoria, veja abaixo algumas fotos, para solução, de um caso semelhante.

A ação judicial seria a responsabilização pelas consequências advindas do erro de projeto ou construção, mas que também dependerá da consultoria feito por engenheiro civil, através de "Laudo Técnico" acompanhado de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do CREA.

Nota: Ação Judicial só tem prazo para começar.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

3 fotos
Responder
Jussara Arruda Machado

Primeiro tem que saber quem executou a obra, perante a justiça qualquer pessoa jurídica ou autônomo tem responsabilidade de 5 anos de garantia.

Agora fica o jogo de um para o outro. E agora quem sofre é o cliente. Não é muito fácil resolver terá que fazer uma boa impermeabilização já que não foi feito. Tem que fazer com uma empresa especializada em impermeabilizações.

Responder
Dot & Line Arquitetura e Consultoria Ltda

Caro amigo, pelo que você está relatando, a responsabilidade não é do vizinho. Para responsabilizar o Engenheiro, deve-se avaliar especificamente, para que este foi contratado. Existem Engenheiros responsáveis pelo projeto, pela Construção, pelo Gerenciamento, etc.

Se você contratou uma Empresa para fazer a sua casa, e ele é nova, a responsável é a empresa (pessoa jurídica). Sugiro consultar um advogado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região