Posso usar instalação de chuveiro para instalação de ar condicionado?

No meu apartamento, que tem cerca de 50 anos, há uma instalação 220 para chuveiro elétrico com disjuntor próprio.

Porém, não uso este chuveiro, sequer tenho a ducha mesmo. Então gostaria de saber se poderia usar essa instalação para o um ar split 18000 btus inverter, já que o espaço designado na fachada do prédio para as condensadoras fica muito próximo a este banheiro que não é utilizado. Ou seja, a instalação vai ser usada só pro ar condicionado.

Obrigado

Posso usar instalação de chuveiro para instalação de ar condicionado?

No meu apartamento, que tem cerca de 50 anos, há uma instalação 220 para chuveiro elétrico com disjuntor próprio.

Porém, não uso este chuveiro, sequer tenho a ducha mesmo. Então gostaria de saber se poderia usar essa instalação para o um ar split 18000 btus inverter, já que o espaço designado na fachada do prédio para as condensadoras fica muito próximo a este banheiro que não é utilizado. Ou seja, a instalação vai ser usada só pro ar condicionado.

Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 3 meses

Não é recomendável utilizar a instalação elétrica do chuveiro para a instalação do ar condicionado, pois os dois equipamentos possuem exigências elétricas diferentes. O chuveiro geralmente utiliza uma voltagem mais baixa, enquanto o ar-condicionado requer uma voltagem mais alta e uma corrente elétrica maior. Além disso, a fiação do chuveiro pode não ser suficiente para suportar a carga elétrica do ar-condicionado, o que pode levar a danos no aparelho, curtos-circuitos e até mesmo riscos de incêndio. Por isso, é importante contratar um profissional qualificado para realizar a instalação elétrica adequada para o ar-condicionado, garantindo assim a segurança e o bom funcionamento do aparelho.

Responder
José Martins Azevedo
DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio - há 3 meses

Já que a instalação não esta sendo utilizada , você poderá faz uso deste ponto sim. Eu aconselho verificar as condições dos cabos e verificar se há cabo de aterramento e jamais autorizar a instalação de um chuveiro na mesma rede, creio que você tenha um aquecedor a gás. E ter o cuidado de identificar o disjuntor no quadro com do aparelho de Ar Condicionado, contrate sempre pessoas qualificadas para estes serviços, boa sorte.

Responder
Winston de Andrade Mota
Wam - Reformas E Manutençao Geral. (São José dos Campos, São Paulo) Wam - Reformas E Manutençao Geral. - há 3 meses

Definitivamente não poderia, mas como você não faz uso deste chuveiro pode sim. O chuveiro fica sempre isolado e não pode ser ligado junto com outro aparelho. Deixe bem claro que ao fazer uso deste ramal 220 para o ar condicionado a partir do quadro de disjuntores, evitando que outras pessoas possam utilizar o chuveiro. Confira se esse ramal está devidamente aterrado, abraços!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região