Instalação de ar split

Qual a distância minima de linha que se pode deixar entre as unidades evap e cond pois troqueI um compressor de uma de uma cond q foI instalada com apenas 50 cm de tubulação entre as unidades

Instalação de ar split

Qual a distância minima de linha que se pode deixar entre as unidades evap e cond pois troqueI um compressor de uma de uma cond q foI instalada com apenas 50 cm de tubulação entre as unidades

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 2
Igor Rodrigues/ Xavier
Particular - há 9 anos

Bom dia, em resposta a sua pergunta, ha uma variável dependendo da quantidade de BTUS da sua máquina, pois o manual fornece informação para distancia de metros para ruídos, dificilmente encontrara uma maquina dentro dos padrões, mas em geral a informação de 2 metros é conveniente pois isso está escrito no manual !

Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 9 anos

Ola Douglas.

Nada melhor que verificar o manual, e constatar qual a verdadeira distância pois muitos "instaladores" não seguem as recomendações ou sequer tem a coragem de ler o manual antes de instalar qualquer aparelho.

De fato a maioria dos fabricantes recomenda uma distância mínima que varia, porém não é de mau tom que você use 2mts.

Responder
Fernando Henriques de Oliveira

As fábricas recomendam em razão da carga de gás refrigerante que está dimencionado para aqueles critérios de no mínimo e máximo. A questão que em aparelhos compactos a evap e a cond estão próximas e com tubulação diminuta (pq foi corrigido PSI). É possível manter próximo as unidades, mas possua situação técnica para diminuir ruído transferido pelos tubos, mas que podem ser bem isolados. Corrigir o PSI é sempre recomendação.

2 fotos
Responder
Marcio
MEM Ar Condicionado (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) MEM Ar Condicionado - há 7 anos

O instalador deve verificar o manual do aparelho, pois é a recomendação do fabricante, o ideal é no minimo de 3 metros, o problema da instalação com medidas de tubulação inferiores ao recomendado é a vida útil do compressor, pois com pouca distancia com certeza o arrasto de óleo ira prejudicar o compressor vindo a travar, ocasionando a troca antes da vida útil do mesmo, infelizmente alguns instaladores não sei o por que não trabalham com uma margem minima, ideal (3 metros) de tubulação, sera que altera muito no preço de instalação ?

agora 50 cm ai é brincadeira , o fluido não tem nem espaço para circular.fica a dica, obrigado

Responder
Flavia Sousa Lima dos Santos / Vander / Douglas de Freitas

Boa noite Douglas, pelo que eu saiba distância mínima para instalação de qualquer equipamento pelo fabricante é 2mt, as normas existem, menos que isso pode fazer ruídos.

Responder
Ricardo Leite de Oliveira
Refrigeração E Ar Condicionado (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Refrigeração E Ar Condicionado - há 9 anos

A todos que responderam sobre a distância mínima para instalação de qualquer equipamento ou fabricante, as normas existem, o que evita os ruídos, são os famosos Luping, sifão invertido, o que vcs acham que ocorre com um equipamento em pleno funcionamento (Frio), deixar de funcionar derepente por falta de energia, o gás em estado líquido presente no evaporador que não saturou, termina chegando ao compressor, modificando a composição químida do lubrificante, causando em pouco tempo a queima do compressor. Sugiro que leiam o Livro sobre Termodinâmica, e verifique no gráfico de entalpia o correto comprimento de uma infra, 2m é o mínimo, desde que instale sifão invertido e Luping na infra instalada.

Responder
Hadsley Adauto Pedras de Araujo

Distancia minima só influencia na questão de ruídos,o que se tem a observar e a bitola correta dos tubos,limpeza de linha,vácuo e carga de GAZ,isso e o essencial no seu caso.sendo maior a distância entre as unidades tem se que considerar a distancia e diferença de altura entre as mesmas.mais informações estou a disposição

Responder
Hadsley Adauto Pedras de Araujo

Distancia minima só influencia na questão de ruídos,o que se tem a observar e a bitola correta dos tubos,limpeza de linha,vácuo e carga de GAZ,isso e o essencial no seu caso.sendo maior a distância entre as unidades tem se que considerar a distancia e diferença de altura entre as mesmas.mais informações estou a disposição

Responder
Natan Gonçalves Silva

Olá ,

Douglas bom dia, indiferente do tamanho da linha só tem ser levado em consideração o grau de PSI da mesma se estever correto e sem vazamento ela funcionará normalmente não a distância minima só máxima mais perguntas entre em contato .

Obrigado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região