Jordão
Instalar Ar Condicionado (Eu Forneço os Materiais)

Quero saber se coloco ar condicionado c exaustor na minha cozinha ou se coloco só exaustor, pois a minha cozinha é muito quente, tem uma janela tamanho 1 MT.

Instalar Ar Condicionado (Eu Forneço os Materiais)

Quero saber se coloco ar condicionado c exaustor na minha cozinha ou se coloco só exaustor, pois a minha cozinha é muito quente, tem uma janela tamanho 1 MT.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Respostas úteis 1
Pedro Mattos
Pm Climatização (São Bernardo do Campo, São Paulo) Pm Climatização - há 8 anos

Boa tarde, Jordão.

Concordo com os colegas Regis e Welen, não é usual nem comum usar ar condicionado em cozinhas.

Por mais que tenha coifa, isso não garante 100% da exaustão das gorduras e afins, isso implica em seguidas manutenções e limpezas tornando muito caro para manter o ar condicionado.

Além do mais a anvisa proíbe a disposição de ar condiciona em cozinhas devido a proliferação de bactérias, segue abaixo um link para a norma e um trecho do texto que regula a instalação de ar condicionado e afins em cozinhas.

9.7. VENTILAÇÃO:

Deve garantir o conforto térmico, a renovação do ar e que o ambiente fique livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores.

A circulação de ar na cozinha, deve ser feita com ar insuflado e controlado através de filtros ou através de exaustão com equipamentos devidamente dimensionados. A direção do fluxo de ar nas áreas de preparo dos alimentos deve ser direcionado da área limpa para a suja.

Não devem ser utilizados ventiladores nem aparelhos de ar condicionado nas áreas de manipulação.

O conforto térmico pode ser assegurado por aberturas de paredes que permitam a circulação natural do ar, com área equivalente a 1/10 da área do piso.

Espero ter tirado suas dúvidas.

Att,

Pedro

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 8 anos

Sus cozinha é comercial ou residencial? Se for comercial o recomendado é um lavador de gases ou filtro eletrostatico + ar exterior. Se for residencial pode colocar split desde que tenha uma coifa e o split fique afastado do fogão

Responder
Welen Debiazzi
Coolmax (Sorocaba, São Paulo) Coolmax - há 8 anos

Amigo ar condicionado não é recomendado para cozinha devido a grande concentração de bactérias que ele acumula e a grande concentração de gordura o que vai lhe obrigar a manutenções constantes, para cozinha é recomendado exaustor + ventilador com ar externo filtrado para diminuir a temperatura interna.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região