Posso instalar 2 unidades de ar condicionado em um único circuito?

Olá amigos, gostaria de instalar no meu apartamento (tensão 220V e potência instalada 18 KVA) duas unidades de ar condicionado 12.000 e 18000 BTUs cada, totalizando 2.900 Watts (13A) juntas. Já foi pré-instalado pela construtora um circuito específico com fio 4mm e disjuntor de 25A no quadro que fica a 9 metros da sacada onde serão instaladas as 02 condensadoras. Pergunta: Posso usar esse único circuito, específico para AC, para instalar as duas unidades, fazendo a divisão do mesmo próximo das condensadoras, e instalando dois disjuntores, 10a e 16a para cada condensadora respectivamente ???

Posso instalar 2 unidades de ar condicionado em um único circuito?

Olá amigos, gostaria de instalar no meu apartamento (tensão 220V e potência instalada 18 KVA) duas unidades de ar condicionado 12.000 e 18000 BTUs cada, totalizando 2.900 Watts (13A) juntas. Já foi pré-instalado pela construtora um circuito específico com fio 4mm e disjuntor de 25A no quadro que fica a 9 metros da sacada onde serão instaladas as 02 condensadoras. Pergunta: Posso usar esse único circuito, específico para AC, para instalar as duas unidades, fazendo a divisão do mesmo próximo das condensadoras, e instalando dois disjuntores, 10a e 16a para cada condensadora respectivamente ???

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Victor Navarro
Particular - há 4 anos

Assim como os colegas já informaram, ratifico que o correto é utilizar circuitos independentes. É possível tirar dúvidas pela Norma NBR 5.410.

Mas esclareço o seguinte: há necessidade de descobrir se o quadro é monofásico, bifásico ou trifásico. Provavelmente será bifásico, sendo assim, cada circuito suporta no máximo 1.270 VA (127V x 10A), o que pode ser transformado para W (Calcula-se a perda devido a eficiência em cada distribuidora de energia, aqui na minha região a Energisa calcula eficiência de 85% quando bifásico), ou seja: 1270 VA * ,85 ~1080 W.

2.900 W informados ultrapassam o limite de segurança do circuito, por isso a necessidade de TUE (Tomada de Uso Específico) e o dimensionamento mais detalhado. Dependendo da potência, comprimento de fio, quantidade de fios por conduíte, terá que trocar até a bitola da fiação de 4 para 10, por exemplo.

Sugiro que contrate um profissional habilitado para não ter nenhum acidente (incêndio ou queima do equipamento).

Espero ter contribuído.

Danilton dos Santos
Pequenas Reforma / Pinturas E Acabamentos (São José dos Campos, São Paulo) Pequenas Reforma / Pinturas E Acabamentos - há 4 anos

Olá, não é recomendado este tipo de instalação. Cada aparelho deve ter seu próprio circuito de energia, pois a instalação de disjuntores são formas de proteção a ser aplicada em cada aparelho; sendo assim, garantindo a proteção de sua residência ou seu comércio. Abç

Responder
Particular - há 4 anos

R: Não é indicado

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Alessandro Machado
Alpac Prestadora De Servico (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Alpac Prestadora De Servico - há 4 anos

Bom dia, não pode instalar porque cada arcondicionado tem que ter seu círculo Ex: cada cômodo do seu apartamento tem que ter seu círculo).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região