Como saber se o muro dos fundos da minha casa é meu ou do vizinho?

Comprei uma casa na qual no fundo tem um espaço de 1,50 e fiz uma cobertura do telhado como se fosse uma lavandeira onde a calha ficou exatamente em cima do muro. Mas o vizinho de traz esta falando que o muro é dele, como devo proceder? O muro do fundo não seria meu já que foi feito quando construiu minha casa? O que devo fazer?

Como saber se o muro dos fundos da minha casa é meu ou do vizinho?

Comprei uma casa na qual no fundo tem um espaço de 1,50 e fiz uma cobertura do telhado como se fosse uma lavandeira onde a calha ficou exatamente em cima do muro. Mas o vizinho de traz esta falando que o muro é dele, como devo proceder? O muro do fundo não seria meu já que foi feito quando construiu minha casa? O que devo fazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 5
João Carlos Thomé
Tolemo&projetos E Assessoria (Santo André, São Paulo) Tolemo&projetos E Assessoria - há 7 anos

primeiro passo ler na escritura(que após os anos de 1970, passou-se a ser denominada como matrícula) com o que se confronta os fundos de seu imóvel, se é com um imóvel, uma área reservada para canalização de águas pluviais esgoto, ou pode ser uma sobra de área do loteamento, só sua documentação pode nos nortear a respeito!

Responder
Vicente Angi Neto
Dearq - Gerenciamento De Projetos E Obras (Taboão da Serra, São Paulo) Dearq - Gerenciamento De Projetos E Obras - há 7 anos

Bom dia Anna, você tem alguns fatores para verificar:

1º Quem construiu o muro?

2º Se esse alguém chegou primeiro ao lote, o certo teria que construir o muro bem no eixo de divisa dos lotes, assim ficaria "metade" do muro para cada um

3º A legislação de sua cidade (verifique na prefeitura) permite construir na divisa dos fundos?

4º Seu vizinho dos fundos tem uma construção colada na divisa?

Tudo isso que lhe mostrei poderá ser facilmente esclarecido. Em primeiro lugar converse com seu vizinho, tudo pode ser resolvido com uma boa conversa.

Espero ter ajudado, boa sorte.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Ana Carolina, bom dia!

Se o muro estiver no seu terreno não haverá dúvidas de que ele te pertence. Através da Escritura ou da Promessa de Compra e Venda, pelas confrontações e medidas é facilmente verificável em que terreno esta construído o muro. Se persistirem as dúvidas, contrate um Topógrafo.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região