Necessito ajuda para aprender a fazer um orçamento de obras residênciais.

Sou técnico em construção civil e já paguei a matéria de orçamento, porém como nunca exercí na prática me sinto inseguro para fazer. Preciso de ajuda, pois estou desempregado e orçar obras será uma fonte de renda interessante.

Necessito ajuda para aprender a fazer um orçamento de obras residênciais.

Sou técnico em construção civil e já paguei a matéria de orçamento, porém como nunca exercí na prática me sinto inseguro para fazer. Preciso de ajuda, pois estou desempregado e orçar obras será uma fonte de renda interessante.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Marcos Carlos dos Santos
Construtora Plan'Ex (Paulínia, São Paulo) Construtora Plan'Ex - há 8 anos

Olá, rafael!

Eu também sou técnico em edificações e, hoje, sou dono da construtora plan'ex de paulínia. O mais importante não é o curso em si, mas a experiência. Existem muitos construtores que nunca concluíram o ensino médio, mas que tem mais conhecimentos (logo, experiência) do que engenheiros recém-formados; e, da mesma forma, existem muitos cadistas que nunca fizeram sequer cursos técnicos, mas que tem melhor noção (e, portanto, prática) de projetos do que certos profissionais de nível superior. Isto ocorre devido à prática e ao número de obras ou projetos já realizados ao longo de sua vida. Faça o desenho de um projeto simples: um quarto, sala, cozinha, banheiro e lavanderia; daí tente imaginar (e comesse a anotar) tudo que você vaI usar de materiais na obra. Nota: tanto o desenho como a lista faça-os à mão livre para ajudar a memorizar. Então, uma vez pronta a lista, peça para um profissional conferi-la pra você. Daí, quando tudo estiver ok, comesse a orçar estes materiais nos depósitos de materiais mais próximos de sua casa. Enquanto isso peça orçamentos de mão-de-obra de pedreiros locais, e de empreiteiros locais e de construtoras locais. Muitos vão te desprezar e outros, como são verdadeiros profissionais, não se negarão a auxiliar um iniciante (e, quem sabe, até mesmo te oferecer uma oportunidade de emprego). Olha! Quanto mais projetos/cálculos/cotações você fizer mais prática você vaI adquirir ao longo do tempo. Também assista o máximo daqueles vídeos do you tube de "como fazer (...) passo a passo"; isto ajuda deveras. Enfim, faça o primeiro desenho e a primeira lista;

Responder
Antonio Rinaldo Ferreira da Silva

Boa noite Rafael, você pode começar utilizando um programa chamado PROJET, que lidar todos os dados de custo e tempos estimado , depois usar tabelas de sindicato da sua região ou tabela sinafi.

Responder
Antonildo Lima
LS Construções (Santana de Parnaíba, São Paulo) LS Construções - há 8 anos

Rafael na minha visão voçê precisa saber usar o excel se ainda não sabe veja tutoriais no youtube depois é saber quais as quantidades de material gasto por exemplo por metro quadrado, bloco de cimento, telha cerâmica, etc. Quanto a preços pode usar a tabela cpos, fnde e a tcpo.

Eu também fiz técnico apanhei bastante mais aprendi com a prática.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região