O BDI deve incidir sobre o que ?

Boa tarde!

Uma dúvida, quando contrato a mão de obra de uma empreteira, onde a compra de material será de minha responsabilidade, cabendo a empresa apenas o seu gerenciamento no local da obra, é licito incidir o BDI também sobre o custo do material ? Ou deverá ser cobrada a taxa somente sobre o valor total da mão de obra ?

Obrigado!

O BDI deve incidir sobre o que ?

Boa tarde!

Uma dúvida, quando contrato a mão de obra de uma empreteira, onde a compra de material será de minha responsabilidade, cabendo a empresa apenas o seu gerenciamento no local da obra, é licito incidir o BDI também sobre o custo do material ? Ou deverá ser cobrada a taxa somente sobre o valor total da mão de obra ?

Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 1 año

Boa tarde meu amigo...

É lícito cobrar bdi, visto que este é o carro chefe das empresas conseguirem sobreviver

Por que se colocarem os valores dos custos os clientes não vão querer pagar e isto é o que diz a lei ...para as empresas darem continuidade no seu processo.

Responder
Engenheiro Jose Almeida
JRA Soluções de Engenharia Civil (Osasco, São Paulo) JRA Soluções de Engenharia Civil - há 1 año

Boa tarde!

Sim, pois o BDI é calculado somando todos os custos que não estão diretamente relacionados à execução física da obra, como despesas com aluguel de equipamentos, mão de obra, materiais, entre vários outros. Também inclui benefícios como subsídios e descontos.

Teixeira Neto Reformas
Teixeira Neto Reformas (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Teixeira Neto Reformas - há 1 año

No caso de uma empreiteira que fornece apenas a mão de obra para uma obra em que o cliente é responsável pela compra de materiais, a aplicação do BDI sobre o valor do material pode variar de acordo com as condições do contrato estabelecido entre as partes. Geralmente, é comum que a taxa seja aplicada somente sobre o valor da mão de obra, mas isso pode depender do acordo prévio firmado entre as partes.

Por isso, é importante verificar com a empresa contratada como será feita a cobrança do BDI, a fim de evitar possíveis desentendimentos ou surpresas no orçamento. Além disso, é recomendado que todas as condições e responsabilidades referentes ao contrato sejam bem esclarecidas e definidas por escrito, a fim de garantir a transparência e segurança para ambas as partes.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Depende muito do contrato. pois muitas vezes, após a compra do material ainda tem muito serviço pra obra. por exemplo tem entregas de tijolo que o fornecedor descarrega na calçada e quem puxa o material pra dentro e organiza na obra é o construtor... sempre o que vale é o contrato... Também tem o serviço de receber o material na obra... quem compra está fazendo a conferência e recebendo o material em obra? Se não for pagar nada para o gerenciador, ele tambem não será nada responsável pela gestão do material no canteiro de obra...

Mas veja no contrato. O processo de compra vai muito além de somente pedir o produto por telefone ou whatsapp... ele envolve conferência, organização na obra.. até segurança

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região