Construção de casa

Quero construir uma casa em 2 pavimentos com 200 m². Acabamento em porcelanato. Minha dúvida é vale mais a pena construir a casa ou contratar uma construtora?

Construção de casa

Quero construir uma casa em 2 pavimentos com 200 m². Acabamento em porcelanato. Minha dúvida é vale mais a pena construir a casa ou contratar uma construtora?

IMG00057
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 9
Antonildo Lima
LS Construções (Santana de Parnaíba, São Paulo) LS Construções - há 9 anos

A melhor solução é contratar uma empresa que execute toda a obra. De preferencia que a mesma tenha um arquiteto ou engenheiro como responssável pois estes são os profissionais habilitados

pelos orgãos competentes. Muitas vezes contrata-se um empreteiro paga o mesmo que pagaria para um desses profissionais e o serviço não tem a mesma qualidade devido soluções técnicas não adequadas.

Antonildo Lima

Responder
Fernanda  Sousa
Satis Projetos, Construções E Energia (Niterói, Rio de Janeiro) Satis Projetos, Construções E Energia - há 9 anos

Oi Rangel, bom dia. As construtoras serão responsáveis por todas as etapas desde a elaboração do projeto, obtenção do alvará, elaboração de projeto executivo, planejamento da obra, administração/gestão da obra, fornecimento de mão de obra e materiais e entrega das chaves - desta forma, você desembolsará um valor mensal, fechado em X vezes de acordo com o valor global fechado com a construtora. Entretanto, tendo em vista a questão financeira, as construtoras farão um financiamento para você (da mesma forma que um banco) e nesse caso, haverão juros embutidos e no momento, estamos num mercado muito recessivo onde poucos bancos ofertam juros que são atraentes aos seus correntistas e, no caso das construtoras, mesmo as grandes, não conseguem disputar com os juros oferecidos pelos bancos, já que elas devem também embutir o seu lucro. Como conclusão, é sempre melhor se você puder construir com recursos próprios ou obter um financiamento direto junto a um banco que ofereça um bom crédito (hoje o melhor é a Caixa Econômica, que tem repasse direto do BNDES) - neste caso, você poderá ter um pouco mais de trabalho apenas para cotar inicialmente um escritório de engenharia/arquitetura que desenvolva o projeto básico (que vai ser aprovado junto a Prefeitura) e depois elabore os projetos executivos e faça a contratação de mão de obra e acompanhamento da obra - todo o desembolso será feito pelo banco, bastando apenas que você apresente a ele o projeto, o contrato com a empresa onde discrime o valor total a ser desembolsado na obra - ele pagará a empresa diretamente. Espero ter esclarecido sua dúvida, fico a disposição. Boa sorte.

Responder
Bandeira Engenharia
Bandeira Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Bandeira Engenharia - há 9 anos

Sr. Rangel, bom dia.

Inicialmente a execução e controle da obra por conta própria parece mais atrativa financeiramente, porém ao longo da obra tal sensação será diluída após a constatação de retrabalhos, algumas especificações não assertivas de materiais e métodos construtivos, desperdício de materiais e atrasos de obras.

Sendo assim, aconselho a contratação de uma construtora ou engenheiro / arquiteto que possa acompanhar a obra, assim os dissabores apontados acima podem ser evitados.

Normalmente uma construtora cobra aprox. 10% de taxa de administração (dependo da localidade da obra) e um profissional da área irá cobrar horas técnicas, custos de translado e taxas de legalização.

Espero ter ajudado e caso necessite entre em contato.

Eng. Alexandre Bandeira.

Responder
construções ltda building

Contrate uma empresa.

Alguns motivos para contratar uma empresa.

1- Profissionais habilitados para acompanhamento técnico(engenheiro ou arquiteto).

2-Profissionais habilitados para execução da obra de acordo com o que cliente necessita.

3-Garantia por lei de 5 anos de sua obra.

4-Se a empresa for idônea não terá problemas burocráticos nem com prefeitura,nem com CREA e nem com sindicatos da categoria.

5-A incomodação será bem menor,toda obra causa stress,mas contratando uma empresa correta terá o minimo possível de stress.

Espero que tenha ajudado você a se decidir.

Obrigado pela atenção.

Responder
Rangel
Particular - há 9 anos

Obrigado Eduardo. Mais minha duvida é quanto a parte financeira! Essa diferença entre possíveis perdas, por eu mesmo conduzir a obra será menor ou maior que contratar uma construtora? Lembro que a obra terá o acompanhamento de um arquiteto, caso eu venha tocar a obra sozinho.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região