O vizinho pode construir sobre o muro de divisa?

Ah alguns dias iniciei uma obra na minha residência, terminei as paredes laterais mais estou com uma dúvida. Antes a um tempo atrais. O meu falecido vô construiu o moro da divisa entre os terrenos. ai os vizinho logo depois inicio uma obra e colocou os detalhes da casa dele por cima do muro agora me impedindo de levanta a minha outra parede restante. Oque posso fazer nesse caso? antes de começa a construir.

O vizinho pode construir sobre o muro de divisa?

Ah alguns dias iniciei uma obra na minha residência, terminei as paredes laterais mais estou com uma dúvida. Antes a um tempo atrais. O meu falecido vô construiu o moro da divisa entre os terrenos. ai os vizinho logo depois inicio uma obra e colocou os detalhes da casa dele por cima do muro agora me impedindo de levanta a minha outra parede restante. Oque posso fazer nesse caso? antes de começa a construir.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Anderson Marcolino Arquitetura para assistência Jurídica

Olá Geovanni, como vai? Definitivamente ele não pode fazer isso, sem o seu consentimento documentado. Uma boa conversa amigável pode resolver essa situação. Caso contrário, se você não conseguir por via amigável, eu te aconselho:

1 - Solicite um Laudo Técnico de Divisas, onde ficará constato que o vizinho não possui muro de divisas e que está invadindo sua propriedade, ou seja, usufruindo do seu muro e causando incomodo (nossa empresa elabora esse laudo com preço bem acessível).

2 - Na posse deste laudo, entre com processo no tribunal de pequenas causas, que trata de causas de até 40 salário mínimos, que acredito ser seu caso.

Tudo se resolverá, inclusive na obrigação do seu vizinho construir seu próprio muro de divisas. Espero tê-lo ajudado. Estamos a sua disposição!! Entre em contato conosco.

Responder
Ivanildo Manoel silva

Bom dia Giovanni

Primeiro você precisa falar com seu vizinho para que ele devolva seu muro, essa intervenção deveria ter ocorrido quando ele começou a construir sobre o seu muro, caso ele não devolva amigavelmente, só com intervenção jurídica com testemunho de 2 ou mais pessoas o juiz lhe dará causa ganha

Responder
Particular - há 6 anos

R: Se seu vizinho usou o muro dentro do seu terreno como apoio voce pode aciona-lo na justica para restituição e demolição... mas o mais indicado é uma boa conversa...

A disposição;

Moises Da Silva Ribeiro
Mfribeiro Construtora Ltda (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Mfribeiro Construtora Ltda - há 6 anos

Não podem constituir é só chamar o pessoal da prefeitura para resolver se não tiver acordo aí sim vc pode entrar na justiça pelos os seus direitos

Responder
Murilo Pereira
Murilo Pereira - Arquitetura . Interiores (Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro) Murilo Pereira - Arquitetura . Interiores - há 6 anos

Boa tarde! Existe alguns critérios, se foi você que construiu o muro ele deveria ter feito o dele, sendo dessa maneira ele poderia fazer a parede no rumo, desde que não tenha abertura para o seu terreno. Ou pedido sua permissão para utilizar o muro que você construiu.

Responder
Carlos Eduardo de Almeida Campelo
Cyber Security Rj-Empreiteira (Maricá, Rio de Janeiro) Cyber Security Rj-Empreiteira - há 6 anos

Sou construtor e advogado por lei não pode haver nenhuma construção sob muro algum pois se tratar de uma divisão dos terrenos. Caso a pessoa queira constrir sob o muro de outrem elas estarão sob a pena da lei e caso aconteça de uma infiltração e o mesmo venha a cair com vítimas o que construiu vai arcar com todos os prejuízos e encarar uma pena de 2 a 3 anos de cadeia e restaurar o muro e pagar uma multa de 2 a 7 salários mínimos. De acordo com a lei; oque acontece é que muitos constroem sem saber da lei ou para ganhar 100% do terreno e depois querem dar uma de João sem braço.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região