Preciso de ART para instalar uma parede de tijolinho?

Para instalar uma parede de tijolinho de gesso num apartamento precisa de ART?

Preciso de ART para instalar uma parede de tijolinho?

Para instalar uma parede de tijolinho de gesso num apartamento precisa de ART?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Você precisa verificar com o síndico. pois tem síndico que exige e tem síndico que não. depende muito da estrutura do prédio... QUando o síndico sabe que a laje não suporta mais peso, ele geralmente começa a pedir ART, pois o que seria uma paredinha, depois vira um enorme peso sobre a laje...

Principalmente se for uma laje com vão grande... sem falar que tijolinho maciço é mais pesado que tijolo com furos

Responder
Gil - Engenheiro civil - projeto e obra

Ola, eu sou o Engenheiro Civil Gilsimar, naus conhecido como Gil.

Você nao precisa emitir ART para pequenas reformas, as quais nao afetam a estrutura ou a integridade das pessoas ao redor! Por exemplo, para fazer uma parede de “tijolinho” como dito, nao precisa de ART, mas se essa parece for em em um local alto por exemplo, e dependendo do seu tamanho, ela poderá causar riscos as pessoas que ali habitam, ou transitam! Considerando isso, ainda que não precisa de ART, é de suma importância consultar um técnico da área para fazer uma AR, um pré dimensionamento do trabalho a ser executado!

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região