Qual piso por em um SPA de Longa Permanência de IDOSOS?

Gostaria de uma ajuda, estou construindo uma clinica SPA de Idosos de Longa Permanência, e queria colocar algum piso tipo o antigo GRANILITE, usados em grandes H|ospitais antigamente. Existe alguma coisa mais moderno? que aceite cores ? ou mesmo alguma outra indicação? seria em uma área de +- 3000m2. Obrigado pela ajuda

Qual piso por em um SPA de Longa Permanência de IDOSOS?

Gostaria de uma ajuda, estou construindo uma clinica SPA de Idosos de Longa Permanência, e queria colocar algum piso tipo o antigo GRANILITE, usados em grandes H|ospitais antigamente. Existe alguma coisa mais moderno? que aceite cores ? ou mesmo alguma outra indicação? seria em uma área de +- 3000m2. Obrigado pela ajuda

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Prezado Nexo

Olá Adilson tudo bem? Somos a Namastê Arquitetura e Design, e como já criamos alguns projetos de clínicas e spas, vamos responder sua pergunta com um pouco do nosso gosto para esse tipo de projetos.

Bem, sem dúvidas um spa é um lugar de aconchego. Independente do seu público, essa é a característica fundamental de qualquer spa. Logo os tons quentes, terrosos, naturais são sempre muito indicados para esses projetos. A matéria prima fundamental para essa sensação de aconchego e proximidade com a natureza é a madeira, e ela pode ser usada em vários lugares do spa inclusive no piso.

Ok, mas madeira não é caro e requer manutenção? Sim, verdade. Mas quando falamos madeira, não necessariamente estamos falando dela em si. Hoje em dia existem porcelanatos fabulosos que parecem madeira de verdade e são perfeitamente resistentes para ambientes com água e etc, além de ajudarem em questões térmicas por serem pisos frios.

Então em resumo, indicamos o uso de porcelanatos, com impressão em madeira. Esses pisos trazem a sensação do aconchego visual, o tom quente e natural que um spa precisa e são altamente resistentes. E Como segunda opção podem usar placas cimentícias com impressão de pedras naturais, ou mesmo porcelanatos com efeito de placas de pedra. Também ajudam a dar esse ar mais natural e aconchegante ao espaço.

Mas atenção, lembre-se de que independente do piso escolhido ele precisa de alguma gradação de porosidade ou antiderrapante para lugares com idosos e principalmente se houver água nas áreas ou em áreas próximas.

Abaixo algumas fotos do efeito desses pisos com a união de madeira e tons de pedra.

Você encontra porcelanatos com impressão de madeira e pedra perfeitas das marcas Portobello, Decortiles e Castelatto que são as que mais gostamos.

Bom, esperamos ter te ajudado um pouco.

Qualquer outra dúvida e auxílio estamos à disposição.

Temos ainda um serviço de consultorias que serve para ajudá-los nesse tipo de escolhas e nas compras dos demais itens que precisar.

Um forte abraço,

Namastê.

Responder
Archaus Arquitetura e Design em Interiores

O piso seria vinílico hospitalar ou epóxi, mas no seu caso é mto importante a contratação de um profissional especializado.

Já fizemos várias vezes instalações para idosos, e as regras são muitas.

NBR 9050, RDC do idoso, vigilância sanitária etc... E depois tem que tirar o LTA. Se executado errado não tem licença para trabalhar.

Espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Hoje em dia o mais habitual é fazer em porcelanato liquido, ou epoxi... com a opção de varias cores e texturas...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 5 anos

Boa tarde, Adilson!

O mais importante é a segurança, portanto o piso deve ser antiderrapante. Tudo vai depender do ambiente, se interno ou externo. Sugestões: porcelanato antiderrapante, granito levigado, pedra sedimentar não polida, paver, bloquete intertravado para áreas externas. Porcelanato antiderrapante, vinílico texturizado, emborrachado comum para áreas internas, blocos emborrachados usados em playgrounds (vulgo "ossinho"). Para cores e padronagens exclusivas, o vinílico é bem apropriado. EVITE pisos lisos e brilhantes.

Existem outras particularidades normativas para rampas, escadas e demais itens de segurança. Converse com seu arquiteto sobre isso; se não tem um, contrate, pois somente o profissional qualificado saberá como te orientar quanto às normas e à legislação vigente, evitando aborrecimentos futuros.

Atenciosamente,

Lúcia Vale

Responder
Antonio Carlos Soares de Almeida

Olá Adilson, tudo bem? Vamos lá, em primeiro lugar busque o principal que é um piso antiderrapante, mesmo quando molhado. Lembre-me ainda que seu público alvo necessita de vários cuidados quanto a ergonometria, preze pelo conforto máximo do seu futuro cliente e sua privacidade. Se pudermos ajudar, mesmo que à distância, ficamos à sua disposição.

Responder
Ricardo Leal Gil
RGIL PINTURAS & PISOS DECORATIVOS (Santos, São Paulo) RGIL PINTURAS & PISOS DECORATIVOS - há 5 anos

Olá Adilson,

Você pode escolher por pintura epoxi para pisos e depois como acabamento e proteção poderia aplicar verniz poliuretano antiderrapante. Isso deixaria seu piso protegido e com um acabamento bem interessante. Boa Sorte!

Responder
Samuel Souza
SS Construções e Reformas (Mogi das Cruzes, São Paulo) SS Construções e Reformas - há 5 anos

Bom dia adilson

Voce pode usar epoxi

Resinado

Responder
Romano Cardoso Silva
Rc Porcelanato Líquido (Sumaré, São Paulo) Rc Porcelanato Líquido - há 5 anos

Boa tarde existe o piso porcelanato líquido liso e em 3D para área mais reservada como banheiro , quarto etc..

Ele é em epóxi resinado , ou tem tambem em pintura epoxy .

5 fotos
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região