Pode fazer uma viga de cobertura fora do eixo do pilar?

Com os cumprimentos,

Estou realizando uma pequena obra onde o pedreiro fez uma viga de concreto de Aprox 5 m para sustentar o telhado ( daqueles tipo americano , com duas águas) estando essa viga apoiada apenas em cima da cinta de amarração, fora do eixo do pilar. Minha dúvida é se essa estrutura pode comprometer a segurança . Obs. Ha somente o térreo. Está viga irá sustentar apenas o telhado

Pode fazer uma viga de cobertura fora do eixo do pilar?

Com os cumprimentos,

Estou realizando uma pequena obra onde o pedreiro fez uma viga de concreto de Aprox 5 m para sustentar o telhado ( daqueles tipo americano , com duas águas) estando essa viga apoiada apenas em cima da cinta de amarração, fora do eixo do pilar. Minha dúvida é se essa estrutura pode comprometer a segurança . Obs. Ha somente o térreo. Está viga irá sustentar apenas o telhado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 3
ECUSA Construtora
ECUSA Construtora (Suzano, São Paulo) ECUSA Construtora - há 1 año

É possível sim mas, primeiro precisamos saber o peso desse telhado, saber quais as dimensões dessa viga de 5,00 m e suas ferragens, depois saber como está posicionada essa cinta pra receber essa outra viga de 5,00 m e quais as dimensões dessa conta e suas ferragens.

O correto seria visitar o local pra avaliar exatamente o que fazer.

Mas, é possível sim

Responder
Denivaldo da Santana
DDS Engenharia & Construtora Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DDS Engenharia & Construtora Ltda - há 1 año

É possível sim ,fazer uma viga apoiada fora do pilar desde que a viga lateral ou cinta que receberá esta viga transversal seja uma viga que foi calculada para receber esforços adicionais ou com esse propósito. Sempre é bom ter em mente que uma viga que foi calculada para servir de cinta tem um comportamento diferente das vigas aéreas. É importante conhecer qual a carga que o telhado está projetando nessa segunda viga .Pois essa carga

vinda do trabalho pode se concentrar no centro de gravidade da segunda viga,se a segunda viga for inferior em armações sofrerá uma flambagem causando o afundamento do telhado ou o mesmo vindo até a desabar e causar torção na cinta. A segurança nas estruturas depende do conhecimento do profissional que as executam .O Engenheiro é profissional que pode lhe orientar,mesmo agora depois a estrutura está pronta ,proteja seu patrimônio e salve vidas ,evite prejuízos.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região