Posição da condensadora está correta?

Chamei um técnico pra instalar um ar-condicionado aqui pra mim, mas estou achando que ele está pouco eficiente.

É um Fujitsu Inverter 9000 btus. Já usava ele em outro apartamento e era super silencioso, mas agora parece que ele precisa se esforçar mais pra manter o quarto gelado.

Antes ele "ventava" forte no começo e logo ficava em silêncio, mantendo o quarto gelado sem aparente esforço. Agora ele fica ventando o tempo todo pra conseguir manter o ambiente gelado.

Por conta disso, resolvi subir a escada e olhar a condensadora e, para minha surpresa, estava assim, solta em cima do telhado, numa posição não totalmente horizontal.

O apartamento aqui já tinha tudo pronto pra instalação do ar, então creio que o técnico aproveitou o que tinha, mas não tinha tubulação suficiente pra chegar até a parede, então largou assim.

Isso pode causar perda de eficiência?

Ps: O quarto aqui é menor que o quarto anterior, então não parece ser problema de tamanho do ambiente.

Muito obrigado!

Posição da condensadora está correta?

Chamei um técnico pra instalar um ar-condicionado aqui pra mim, mas estou achando que ele está pouco eficiente.

É um Fujitsu Inverter 9000 btus. Já usava ele em outro apartamento e era super silencioso, mas agora parece que ele precisa se esforçar mais pra manter o quarto gelado.

Antes ele "ventava" forte no começo e logo ficava em silêncio, mantendo o quarto gelado sem aparente esforço. Agora ele fica ventando o tempo todo pra conseguir manter o ambiente gelado.

Por conta disso, resolvi subir a escada e olhar a condensadora e, para minha surpresa, estava assim, solta em cima do telhado, numa posição não totalmente horizontal.

O apartamento aqui já tinha tudo pronto pra instalação do ar, então creio que o técnico aproveitou o que tinha, mas não tinha tubulação suficiente pra chegar até a parede, então largou assim.

Isso pode causar perda de eficiência?

Ps: O quarto aqui é menor que o quarto anterior, então não parece ser problema de tamanho do ambiente.

Muito obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Magnus
Magnus (Porto Velho, Rondônia) Magnus - há 3 anos

Está errado. O aparelho não foi instalado, foi "jogado" sobre o telhado. O zinco fica muito quente com a incidência solar direta e ocasionará perda de eficiência na unidade externa, que deveria estar em um suporte na parede ao fundo. Já a unidade interna deve estar a 15cm ou mas de distância do teto. Também depende do tamanho do quarto e da incidência solar nas paredes e janelas.

Responder
Unico Madeiras
Particular - há 3 anos

Bom dia! A Único madeiras fica grata por poder ajudar, com relação a eficiência do equipamento primeiro precisamos saber se ele trabalha nas mesmas condições do local anterior, mesma metragem quadrada, mesmas incidências de sol no local de uso etc, com relação a o equipamento estar solto é totalmente errado, inseguro e perigoso, nunca ouvi dizer que isso pode acarretar menor eficiência, contudo isso deve ser corrigido o mais rápido possível.

Estou a disposição para melhores esclarecimentos.

Particular - há 3 anos

R: Aparentemente esta solta sobre o telhado; deve estar nivelada e fixada para não ter vibraçoes...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região