Posso fazer uma tomada na fiação do ar condicionado?

No meu apartamento tem um disjuntor e cabeamento próprio para o ar condicionado no meu quarto, só que eu não tenho ar condicionado e queria utilizar os fios 220v para fazer uma tomada e utilizar aparelhos 220v somente nesta tomada, sendo que o resto do AP é 110v. A pessoa responsável pela construtora disse que não é indicado utilizar esses fios para outros fins a não ser para ar condicionado. Mas como eu sei que qualquer outro tipo de aparelho não tem a capacidade e potência equivalente ao ar condicionado, não há problema algum fazer uma tomada...

Posso fazer uma tomada na fiação do ar condicionado?

No meu apartamento tem um disjuntor e cabeamento próprio para o ar condicionado no meu quarto, só que eu não tenho ar condicionado e queria utilizar os fios 220v para fazer uma tomada e utilizar aparelhos 220v somente nesta tomada, sendo que o resto do AP é 110v. A pessoa responsável pela construtora disse que não é indicado utilizar esses fios para outros fins a não ser para ar condicionado. Mas como eu sei que qualquer outro tipo de aparelho não tem a capacidade e potência equivalente ao ar condicionado, não há problema algum fazer uma tomada...

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Erick Carecho
Engenharia Atual (Jundiaí, São Paulo) Engenharia Atual - há 3 anos

Boa noite Vitor, como esse circuito foi projetado e instalado para aparelho de ar condicionado, e que são aparelhos com alto consumo de carga, a fiação e o disjuntor são adequados para essa capacidade, quanto a utilizar para outro aparelho, pode sem problema algum, sua instalação deve ter um DR para surto, se não tem deve instalar um e tudo fica certo.

Responder
Vanderlan Souza
Ezaki Ar Condicionado (Osasco, São Paulo) Ezaki Ar Condicionado - há 3 anos

Olá amigo!

Você pode sim utilizar esta fiação como tomada 220V, desde que a capacidade do disjuntor (Ampére) seja compatível com a potência (Wats) do equipamento que você plugar nesta tomada.

Espero ter ajudado.

Responder
Victor Henrique
Particular - há 3 anos

Obrigado Vanderlan, o disjuntor que está utilizando a fiação do ar condicionado é polo duplo de 20 amperes, não sei se tem problema pois os outros disjuntores das tomadas são de 1 pólo 10, 20 e 30 amperes.

Particular - há 3 anos

R: Pode usar, porem verifique o disjuntor, pois se voce colocar um equipamento de menor carga pode queimar com sobre tensão, pois o disjuntor não irá desarmar... analise

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Victor Henrique
Particular - há 3 anos

Obrigado pela dica. Os disjuntores das tomas do meu apartamento são 1 pólo 10, 20 e 30 amperes, e o disjuntor do ar condicionado é 2 polos de 20 amperes, tem alguma diferença pela quantidade de polos ?

Andre Kavalheiro
KAVALHEIRO CONSTRUÇÕES E REFORMAS (Florianópolis, Santa Catarina) KAVALHEIRO CONSTRUÇÕES E REFORMAS - há 3 anos

conserteza, desde que a fiação suporte o que você for ligar nessa tomada.

Responder
Ebtec Empresa Brasileira de Tecnologia Solar Eireli Me

Olá meu amigo. Considere este ponto como sendo um ponto de acesso no qual você poderá ligar qualquer equipamento que seja compatível com a tensão de 220VAC/60Hz, e que não exceda a capacidade da proteção elétrica imposta pelos disjuntores, neste caso uma proteção de sobre corrente (Amper).

Responder
Arnaldo Venancio
Ave Center Serviços Profissionais (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Ave Center Serviços Profissionais - há 3 anos

Victor, você corre o grande perigo de queimar os aparelhos que forem usar nesta tomada, pela questão que o disjuntor serem para uma tensão muito maior que outros aparelhos. O correto e você trocar-los para uma tensão menor

Responder
Victor Henrique
Particular - há 3 anos

Gostaria de usar aspirador de pó, ventilador, máquina de cortar cabelo, todos tem uma tensão abaixo de 1400w e a fiação possue um disjuntos 2 polos de 20 amperes que suporta 1500w. Pelo que eu entendi não tem problema, e também por ter um disjuntor geral.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região