Posso tirar as escoras da laje com 21 dias em tempo chuvoso?

Desde o dia que concretamos a laje choveu com sol durante parte do dia e chuva durante a noite..uns 10 dias direto.. depois muito sol e chuva forte no fim da tarde... estamos com medo de nao estar curado por causa das chuvas constantes

Posso tirar as escoras da laje com 21 dias em tempo chuvoso?

Desde o dia que concretamos a laje choveu com sol durante parte do dia e chuva durante a noite..uns 10 dias direto.. depois muito sol e chuva forte no fim da tarde... estamos com medo de nao estar curado por causa das chuvas constantes

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Respostas úteis 9
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 1 año

Não retire, espere a cura de pelo menos 28 dias, faça serviços alternativos por enquanto, faça com segurança e contrate um Engenheiro ou arquiteto.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

A chuva não interfere na concretagem. só auxilia. porém o ideal é deixar o máximo possível o escoramento da laje. quanto mais deixa, melhor ela fica... o ideal seria ficar mais de 30 dias. porém, se o escoramento estiver te atrapalhando , você pode ir desescorando aos poucos, vc pode abrir um caminho por entre os escoramentos. Eu não recomendo retirar escoramento antes de 30 dias... se for muito necessário pra passar no meio, retire algumas linhas de escora conforme orienta o fabricante... Mas quanto mais tempo fica escorado, melhor será o resultado

Responder
Hugo Ivano Mariotto Junior

Como não há nenhum profissional a companheiro sua obra recomendo retirar o escoramento com 28 dias e mesmo assim deixando algumas escoras no meio dos vãos.

O fato de ter chovido no período só ajuda a na hidratação do concreto portanto é um fator benéfico para que a estrutura tenho menos retração e boa resistência.

Atte eng. Hugo

Responder
reformas.construir
Reformas Construir (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Reformas Construir - há 1 año

O processo de molhar a laje após concretagem é correto, para que sua laje não tenha fissuras e trincas no futuro. Em relação aos dias, o ideal é retirar o escoramento após 28 dias, quando o concreto começa adquirir mais resistência, mas não se deve retirar todas as escoras, o ideal é ir alternando as escoras até 60 dias.

Responder
Betha Engenharia Projetos e Soluções LTDA

Sim, a chuva é excelente para a cura da laje, o concreto precisa ser molhado diariamente e a natureza se encarregou de ajuda-la

Responder
Ailton  Antônio da Silva
Reformas E Construções Em Geral (Araçatuba, São Paulo) Reformas E Construções Em Geral - há 1 año

Com certeza , com 21 dias vc pode sim tirar as escoras. A água q caiu sobre a Lage só serviu para fortalecer mais a laje. Não é atoa q quando se concreta uma laje é necessário que se logo um pouco depois se jogue água sobre ela

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região