Posso usar treliças em cinta para construção de sobrado?

Pretendo fazer um sobrado, com colunas 7x14 5/16, para fazer as cintas posso usar treliças? Ou isso enfraquece a estrutura?

Posso usar treliças em cinta para construção de sobrado?

Pretendo fazer um sobrado, com colunas 7x14 5/16, para fazer as cintas posso usar treliças? Ou isso enfraquece a estrutura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Mário Sérgio Matielo
Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio (Águas de Lindóia, São Paulo) Viver Engenharia Civil Construção Incorporação E Comércio - há 2 meses

Willian , não deve usar nunca treliça em estrutura de concreto armado à não ser para execução de laje ! ! É completamente fora das Normas Brasileiras . E se fizer vai certamente ter problemas sérios de obra e consequentemente de segurança dos usuários . Também os pilares tem dimensão mínima à se seguir , de 14 cm . Cuidado ! O barato sai caro ! Consulte um engenheiro civil ou arquiteto que tenha conhecimento de cálculo estrutural . A primeira das respostas é completamente irresponsável , ao dizer ser possível e ainda dar especificações . Sou engenheiro civil e faço cálculo estrutural , sei o que falo . Nunca vá pela primeira resposta . Se usou treliça dessa forma , pare a obra enquanto é tempo , mesmo perdendo o serviço feito . A Habitíssimo deve encontrar meio de não publicar respostas irresponsáveis de quem não sabe o que fala , pois pode induzir à erro de consequências graves . Se você construiu como a resposta que diz ser possível , você pode até processar o autor da resposta errada , se tiver prejuízo . E também tenha juízo de querer fazer obra sem a participação de um responsável técnico na área !

Responder
Jose Mamede
Particular - há 2 meses

Willian boa noite pela minha experiência vc pode usar sim .que ela esteja bem tratada, com zarcão, e bem soldada. Ela tem uma diferença dos vergalhões. Todos responderam sobre copia do outro ,vc respeitando, espaço de 05 a 08 centímetro da tabua ao perfil, você não pode ultrapassar mais de 7 metros

JOAQUIM SANTOS CONSTRUTORA LTDA

Caro, William , quando falamos de estruturas precisamos contratar um Engenheiro para calcular o que precisa ser usado, vejo muitas obras sendo feita por pedreiros definindo estruturas e dizendo...tá reforçado...meu Deus... não vou mudar o mundo, mas posso contribuir para melhorar o futuro, portanto não queira entender como faz um estrutura, pois é um trabalho técnico baseado em normas e estudos, contrate um profissional ou se tem interesse em aprender , temos faculdades hoje com 5 anos de formação para sair tendo pelo menos noção e bom censo .

Responder
Aécio Marcos ZACARIAS REBOUÇAS

Não é recomendado e não atende as normas técnicas.

De forma bem simples. Treliças é 'muito leve' para trabalhar junto com a estrutura de concreto. A treliças vai 'Deformar' . E a estrutura de concreto TB precisa atender a norma.

Responder
Clóvis Germano dos Santos
Germano Brasil (Santo André, São Paulo) Germano Brasil - há 2 meses

Bom dia Sr. Willian, não aconselho o uso da treliça para essa finalidade, caracteriza o chamado “gambiarra”, aliás recomendo providenciar um projeto estrutural desde a fundação para ter a certeza de executar o correto e evitar dessabores futuros.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região