Preciso alterar algo na tomada para instalar ar condicionado bivolt?

Meu apto é monofásico 127v. Só estou achando ar condicionado inverter 120v ou bivolt. Se comprar o bivolt posso fazer a instalação normalmente sem alterar a tomada?

Preciso alterar algo na tomada para instalar ar condicionado bivolt?

Meu apto é monofásico 127v. Só estou achando ar condicionado inverter 120v ou bivolt. Se comprar o bivolt posso fazer a instalação normalmente sem alterar a tomada?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 3 meses

Se você comprar um ar condicionado bivolt, não será necessário fazer nenhuma alteração na tomada para a instalação. Isso porque, como o próprio nome sugere, esse tipo de ar condicionado é capaz de funcionar tanto em 127V quanto em 220V, sem a necessidade de mudar a voltagem da tomada.
Portanto, se você optar por um modelo bivolt, poderá fazer a instalação normalmente, sem precisar fazer nenhuma modificação na tomada. É importante lembrar, no entanto, que é sempre recomendável contratar um profissional qualificado para fazer a instalação do ar condicionado, garantindo assim a segurança e o bom funcionamento do equipamento.

Responder
Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 2 meses

Sim, você pode instalar um ar condicionado bivolt (110V/220V) em seu apartamento monofásico 127V sem precisar alterar a tomada, mas alguns cuidados e verificações são importantes:

1. Compatibilidade da voltagem:

Confirme se a voltagem do ar condicionado (110V ou 220V) está configurada para 127V. A maioria dos modelos bivolt permite essa seleção, geralmente através de um interruptor no aparelho ou no controle remoto. Consulte o manual do fabricante para instruções específicas.

2. Tomada adequada:

Verifique se a tomada existente é compatível com o tipo de pino do ar condicionado. A maioria dos aparelhos split utiliza tomadas de 20A com pino terra (NBR 14136). Se a sua tomada for diferente, você pode precisar trocá-la por uma compatível.

3. Amperagem da tomada e disjuntor:

Certifique-se de que a amperagem da tomada e do disjuntor seja compatível com a corrente máxima do ar condicionado. Essa informação está disponível no manual do aparelho. A amperagem da tomada e do disjuntor deve ser igual ou superior à corrente máxima do ar condicionado.

4. Cabos e fiação:

Verifique se a seção dos cabos da fiação elétrica é compatível com a corrente do ar condicionado. Cabos com seção inadequada podem superaquecer e causar incêndios. Consulte um eletricista para avaliar a fiação e fazer as adaptações necessárias.

5. aterramento:

É fundamental que a tomada esteja aterrada para garantir a segurança da instalação. O aterramento protege contra choques elétricos em caso de falhas no aparelho. Se a sua tomada não tiver aterramento, você precisará instalar um fio terra.

Recomendações:

Sempre consulte o manual do fabricante do ar condicionado para obter instruções específicas sobre a instalação.

Para sua segurança, é recomendável que a instalação seja realizada por um eletricista qualificado.

Observações:

Alguns modelos de ar condicionado bivolt podem ter um desempenho ligeiramente inferior quando operados em 127V.

Se você não se sentir seguro para realizar a instalação por conta própria, chame um eletricista qualificado.

Seguindo esses cuidados, você poderá instalar um ar condicionado bivolt em seu apartamento 127V sem problemas.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região