Qual estrutura necessária para construção de 2º andar?

Fiz minha casa com sapatas de 80x80 no barro firme com ferragens de 1/4. Gostaria de saber se essa estrutura suporta fazer dois quartos em cima? É possível, ainda, fazer um terraço no 3°andar?

Qual estrutura necessária para construção de 2º andar?

Fiz minha casa com sapatas de 80x80 no barro firme com ferragens de 1/4. Gostaria de saber se essa estrutura suporta fazer dois quartos em cima? É possível, ainda, fazer um terraço no 3°andar?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

15 Respostas

Jefferson Melgaço
Melgaço Piscinas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Melgaço Piscinas - há 2 anos

quando falamos de fundação, a primeira etapa deveria ser sempre o projeto arquitetônico para saber as carga que a fundação irá receber, após isso uma análise do solo para saber a carga que o solo suporta , assim podemos escolher o tipo de fundação adequada a carga da edificação e o solo em questão dentro das normas e de forma mais econômica.

3 fotos
Responder
Joao Lima Neto neto
J Neto Construções e Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) J Neto Construções e Serviços - há 2 anos

Bom dia não se define a capacidade de carga da fundação através da do bloco de fundação (Sapata).

E armação que vc utilizou não é aceita segundo as normas! A bitola mínima é de 10mm. E 5mm para estribos.

Resumindo : deve ser feito uma sondagem do solo para saber qual tipo de fundação será recomendável.

Dependendo do solo , é possível que esteja gastando material desnecessário ba fundação.

Responder
Cleverson
Cg.engenharia (São José do Rio Preto, São Paulo) Cg.engenharia - há 2 anos

Será necessários uma sondagens do terreno para saber o tipo solo ,entre outros fatores ,procure um profissional de calculo estrutural para fazer redesenhar a sua construção e fazer cálculo para saber se suporta ou não 3 ° pavimentos .

Responder
Marcos Santos
Vale Ms Construções Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Vale Ms Construções Ltda - há 2 anos

Bom dia, olhando sua indicação de tamanho de sapata, tudo indica que sim, porem é bom saber o tamanho da sua construção, a distancia entre estas sapatas, a profundidade de cada broca, o vigamento usado, o bloco usado, em fim, tem uma série de fatores que devem ser levados em conta, não da pra dizer sim ou não, sem saber estes detalhes

Responder
Romes Batista Miranda
J.GAB Engenharia e Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) J.GAB Engenharia e Construções - há 2 anos

Bom dia, o ideal é fazer a sondagem do solo para poder calcular com exatidão a ferragem necessária. Qual a área de sua edificação?

Responder
Marcos Santos
Vale Ms Construções Ltda (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Vale Ms Construções Ltda - há 2 anos

Bom dia, olhando sua indicação de tamanho de sapata, tudo indica que sim, porem é bom saber o tamanho da sua construção, a distancia entre estas sapatas, a profundidade de cada broca, o vigamento usado, o bloco usado, em fim, tem uma série de fatores que devem ser levados em conta, não da pra dizer sim ou não, sem saber estes detalhes

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região