Que tipo de disjuntores e fios devo usar?

Estou fazendo um prédio com 4 apartamentos sendo: os dois de cima tem um quarto um banheiro e área a mais. Por isso, estou dúvida de quais disjuntores e bitola de fio eu coloc

Que tipo de disjuntores e fios devo usar?

Estou fazendo um prédio com 4 apartamentos sendo: os dois de cima tem um quarto um banheiro e área a mais. Por isso, estou dúvida de quais disjuntores e bitola de fio eu coloc

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Max da Silva Santos
GSM Reformas (Vila Velha, Espírito Santo) GSM Reformas - há 8 anos

Roges como já disseram um projeto nesse caso é indispensável pois neste virá todas as especificações necessárias e evitara transtornos futuros tanto no funcional do circuito como nos órgãos de fiscalização, após um projeto bem detalhado você deve procurar um bom profissional, a GSM REFORMAS pode lhe oferecer estes serviços!

Responder
Ricardo Pimentel
Poliserviços (Salvador, Bahia) Poliserviços - há 8 anos

Uma breve consideração pois não há mais nada para ser dito, em função da nossa involução de materiais infelizmente nosso cobre, o cobre brasileiro, não é mais puro, tornou-se uma liga metálica e consequentemente nos obriga a aumentar o coeficiente de folga no dimensionamento da estrutura, tenho visto muitos problema relacionados a perda do fator de potência em projetos. Obviamente diminui o ponto de falha de muitos equipamentos e eletrodomésticos.

Responder
Vinicius Antunes
Antunes Construção E Cia (Barueri, São Paulo) Antunes Construção E Cia - há 8 anos

Completando a resposta dos colegas, no Brasil é muito comum as pessoas quererem construir sem projeto, no caso de dimensionamento elétrico, a falta do projeto pode desvalorizar em muito seu imóvel, além de correr o risco desnecessário de um incêndio. Faça um projeto elétrico, é muito barato, vai ajudar você economizar na construção e não ter problema após a obra pronta.

Nós fazemos projetos complementares como o de elétrica

Responder
DrHome
Dr Home (Esteio, Rio Grande do Sul) Dr Home - há 8 anos

Complementando a resposta do colega Luiz Felipe, a definição de dimensionamento da fiação elétrica e disjuntores consta no projeto elétrico da sua obra. É terminantemente desaconselhado realizar uma obra sem um projeto, tanto estrutural, quanto arquitetônico, elétrico, e hidráulico, no mínimo. Se não tiver um projeto elétrico onde foram feitos os cálculos de dimensionamento de carga elétrica e definição da fiação e dispositivos de proteção, sua obra não será aprovada pelos órgãos competentes.

Responder
Luiz Fellipe Mariano de Souza

Aconselho contratar um profissional de elétrica para realizar um projeto específico para o imóvel. Cada tipo de aparelho doméstico tem uma potência e, alguns, necessitam de fios mais grossos (como chuveiros e condicionadores de ar).

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região