Qual a diferença entre split e inverter?

A diferença vem na conta, motivo e que o split inverter não desliga 100% a placa fica energizada e a partida não consome tanta energia.

E se tiver movimento no ambiente o compressor não desliga e mantém sempre ligado e consumindo baixíssima energia.

Ou seja os componentes sempre energizados e o compressor reduz a sua velocidade em vez de desligar completamente.

Qual a diferença entre split e inverter?

A diferença vem na conta, motivo e que o split inverter não desliga 100% a placa fica energizada e a partida não consome tanta energia.

E se tiver movimento no ambiente o compressor não desliga e mantém sempre ligado e consumindo baixíssima energia.

Ou seja os componentes sempre energizados e o compressor reduz a sua velocidade em vez de desligar completamente.

VM_House28
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 7
 Install.ca Cursos E Instalações Ar Split
Particular - há 8 anos

Bom dia. A diferença entre AR SPLIT convencional X AR SPLIT inverter.

Convencional: Compressor trabalha com lubrificante Mineral(OM)

Inverter: Compressor trabalha com lubrificante POE- lubrificante a base de poliól éster

Convencional: consumo maior de energia

Inverter: redução de até 40% de energia. (inversor de frequência) e ALTA Eficiência.

Convencional: Dependendo da máquina, somente placa na evaporadora

Inverter: Contém placas na evaporadora e condensadora. Comandos da máquina são todos através de placas. Tornando assim uma máquina mais delicada.

Convencional: Trabalha com o fluido refrigerante R22. Apresenta potencial de degradação da camada de ozônio. Carga em fase gasosa.

Inverter: Trabalha com o fluido refrigerante R410a .Trabalham com pressões mais elevadas. Não apresenta potencial de degradação da camada de ozônio. Carga em fase líquida.

Convencional: Apresenta tubo capilar

Inverter: Apresenta Válvula expansão eletrônica.

Convencional: Manutenção Corretiva menos cara.

Inverter: Manutenção Corretiva mais cara

Convencional: Precisa de algum tempo para atingir a temperatura desejada.

Inverter: Atinge a temperatura desejada rapidamente.

Convencional: maior ruído

Inverter: menor ruído.

Essas são as principais diferenças.

Mônica Muniz
Master Frio Refrigeração (São Vicente, São Paulo) Master Frio Refrigeração - há 8 anos

Ola sr. Davi, boa noite.

Bem, sua duvida com relação a ar condicionado é bem peculiar.

Precisamos entender que, Split é uma categoria dentro de algumas opções no campo da refrigeração. E que dentro desse campo temos tecnologias que nos beneficia de algumas formas. É o caso do Split inverter.

Os aparelhos de ar condicionado split inverter (utilizam freon R 410a) são capazes de atingir a temperatura desejada rapidamente e a mantêm constante, com pouca oscilação de energia. O sistema inverter é responsável por controlar a velocidade de rotação do compressor do ar-condicionado, conforme a necessidade de refrigeração do ambiente. O que resulta em uma economia de energia de até 40% com relação ao Split "convencional" (na grande maioria utiliza freon R 22).

Vale ressaltar que, a visita ou consulta de um técnico especializado e devidamente treinado é de suma importância na hora de escolher que tipo de tecnologia cabe melhor no seu bolso ( que é a parte mais afetada ).

Tenha em mente o seguinte: Pense no futuro.

O que virá pela frente no ramo da refrigeração?

O que posso fazer para melhorar o meu meio ambiente?

Se eu optar por determinada tecnologia, que vantagens eu terei?

Resumindo, faça uma breve pesquisa e se informe do que acontece no ramo. E assim com certeza você terá uma base de conhecimentos que vão lhe ajudar a escolher por sua própria opinião qual a melhor opção pra você.

Esperamos ter ajudado e conte conosco pra tirar suas dúvidas.

Responder
José Albino Geraldino
Particular - há 8 anos

Primeiro esclarecer que Split é um tipo de solução de ar condicionados dentro das categorias existentes!

Inverter é uma tecnologia, inicialmente desenvolvida pela Fujitsu, agora está virando obrigatória impulsionada pelas leis ambientais! E, a Sra. Marcela Cordeiro da Install "acima" deu uma aula sobre o assunto!!!!

Particular - há 5 anos

R: O split é somente frio e o inverter tem a opção de quente e frio

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Avila
Particular - há 5 anos

Tbem sofro deste mal do barulho ,não fico sem ele ,porém colocou o ventilador convencional e um pano em cima dele pra fazer mais barulho ainda então fico com os dois ligado um pra redrigerar e o outra pra fazer barulho kk problema resolvido.

Rodrigo
Particular - há 5 anos

Vou trocar meu Electrolux de janela por um Split Inverter dentro de dois meses. O problema é que o meu atual é bem barulhento e pasmem: dependo desse barulho para dormir!...rs Estou tão dependente desse ruido que quando viajo e tenho que dormir fora às vezes mal consigo dormir. Meses atrás mandei ele para a limpeza e passei dois dias sem dormir direito. Mesmo assim vou ter que me adaptar a um modelo mais silencioso. É o jeito!

Taciana
Particular - há 5 anos

É uma dúvida, Ou afirmação? O solitário convencional dependendo da especificação tem menor custo e pode atender ( são feitos com R410 por lei é compressor rotativo são partidas suaves, e tem custo menor. Já o inverte ele tem todos os componentes mecânicos e possuem o eletrônico o compressor só dará uma partida e manter a temperatura, implica em economia de energia maior) só veja o layout onde será posto, quantas horas vai ficar em funcionamento, as percas de energia ou seja o calor que ele precisará retirar do ambiente ( paredes poentes+equipe. Eletrônicos+ fluxo humano) só uma questão de economia, o inverte é mais caro que o convencional. Obs. Os ar do tipo Janela já são com compressor rotativos e gás R410. É uma lei a troca desse gás e por ter partidas suaves pq o compressor é rotativo e não alternativo como era antigamente e o gás ser 410 não se pode mais usar R22.

Avila
Particular - há 5 anos

Tbem sofro deste mal do barulho ,não fico sem ele ,porém colocou o ventilador convencional e um pano em cima dele pra fazer mais barulho ainda então fico com os dois ligado um pra redrigerar e o outra pra fazer barulho kk problema resolvido.

Eleni
Particular - há 6 anos

o Inverter é indicado para região do litoral? A Condensadora é mais sensivel a marisia? Indicaram a Komeco- Inverter fabricado especialmente para o litoral- seria correto?

Taciana
Particular - há 5 anos

A diferença entre inverter e convencional, não está em sua estrutura física, são feitos dos mesmos material( ferro+cobre+componentes elétricos+ eletrônico)para Condensador) e evaporador ( cobre+ plástico+ componentes elétricos e eletrônicos ) eles se diferenciam no melhoramento eletrônico e mecânico a parte do compressor são partida suave que isso implica em economia de energia, pois ele irá fazer apenas uma partida e manter o equilíbrio, já o convencional ele partirá cada vez que a temperatura precise ser mantida, por noite vc terá vários picos de energia por conta da partida. Para adquirir tem que ser avaliado as seguintes condições vou usar por muito tempo? O ambiente terá grande fluxo de energia ( equipamentos ligados+pessoas+ paredes quentes+ vidros) tudo que causa perca de energia, se não atender a essa classificações fique com o convencional, ele possui sua economia eficaz ( tem compressor rotativo, gás R410 muito econômico ele troca bem rápido com cond e evaporador. Só veja as especificações e adequação para a qual necessite

Guilhermo Romanutti
Particular - há 8 anos

Um split inverter (gás ecológico) se diferencia de um split convencional (gás r-22) segundo o ponto de vista:

1° do cliente: paga quase 60% pelo equipamento inverter;

poupa até 40% de energia;

é mais silencioso;

normalmente apresenta melhor tratamento do ar na passagem pela evaporadora.

A instalação é levemente mais cara (5%) pelas ferramentas específicas e cuidados especiais.

No curto prazo, será o único gás existente no mercado.

2° da empresa que instala:

não pode utilizar tubulação de alumínio (embora alguns fabricantes sugiram isto, as pressões de trabalho fazem que esse material possa apresentar deformações que afetem a instalação);

a instalação deve ser mais cuidadosa.

3° do planeta terra:

o inverter contamina menos;

consume menos energia (o ar condicionado deixa de ser o vilão do aquecimento global)

equação econômica: se o equipamento a ser instalado funcionará menos de 8 horas por dia, o preço que se paga a mais pelo sistema inverter praticamente não chega a ser compensado pela economia de energia, portanto esta vantagem deixa de ser considerada.

Nelson Cruz

O Ar condicionado Split Inverter, é uma tendência, assim como o split convencional foi, em breve só estaremos instalando essas máquinas, pelo seu baixo consumo e por utilizar um gás que não agride o meio ambiente.

Atualmente o Inverter ainda tem uma manutenção um pouco cara, sendo difícil encontrar algumas peças de reposição, porem com seu crescimento isso deve acabar.

Responder
Jefferson Paulino de Souza
Gela Rápido Ar Condicionado (Ribeirão Preto, São Paulo) Gela Rápido Ar Condicionado - há 8 anos

Bom dia, primeiramente tenho que explicar:

O significado de " SPLIT " em inglês é - DIVIDIDO.

Por isso que o ar condicionado split é dividido em duas parte - ( evaporadora e condensadora ).

Agora deixa eu falar, sobre INVERTER. Isso significa uma nova tecnologia em aparelhos de ar condicionados.

Além disso, o Ar condicionado Inverter ainda favorece a economia de energia, sendo que um aparelho split Inverter consome cerca de 40% menos energia em comparação com um modelo que não possui este diferencial.

Caso tenha mais duvidas, visite nosso site e saiba mais sobre a TECNOLOGIA INVERTER.

2 fotos
Responder
Reinaldo Blaschek
BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split (São Paulo Zona Leste, São Paulo) BLK Instalacao Venda Manutenção de Ar Condicionado Split - há 8 anos

Boa noite, além das observações do amigo acima, o gás da máquina Convencional e R22 e da inverter R410 ecológico, a economia ao se adquirir i inverter chega até 40% menor de ao convencional ( informações passadas pelo fabricante ) em alguns casos mediam as bitolas das máquinas, é importante definir o tipo de máquina antes de se passar uma infra por exemplo!!!

Responder
David Gonçalves Silva
Davitec Prestação Deservicos (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Davitec Prestação Deservicos - há 8 anos

A diferença vem na conta,motivo e que o split inverter

Não desliga 100% a placa fica energizada e a partida não consome tanta energia.

E se tiver movimento no ambiente o compressor não desliga e mantém sempre ligado e consumindo baixíssima energia.

Ou seja os componentes sempre energizados eo compressor reduz a sua velocidade em vez de desligar completamente.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região