Qual tipo de fundação utilizar para construir uma casa como essa?

Esta casa ou outro modelo,poderia ser construída sobre uma laje (omo segundo piso)ou tem que ter fundação específica pra ela?

Qual tipo de fundação utilizar para construir uma casa como essa?

Esta casa ou outro modelo,poderia ser construída sobre uma laje (omo segundo piso)ou tem que ter fundação específica pra ela?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Mauricio Meggiolaro
Particular - há 7 anos

Silvia boa tarde,

De forma resumida, o que determina o tipo de fundação é a qualidade e estabilidade do solo. Por exemplo essa mesma casa em um terreno arenoso a beira mar pede um tipo de fundação, normalmente radier( a tal da laje), ou sapata corrida com brocas. Se essa casa for construída em um terreno firme, tipo terra vermelha, pode-se usar sapatas isoladas com vigas baldrames e até mesmo um radier (seria um tanto exagerado). Se essa casa for construiída em uma encosta, preferencialmente deverá ser estaqueada e sobre as estacas construir sapatas e pilares para nivelar o piso. Esses são alguns exemplos, o mais importante é ter em mente o conceito de que é o peso da casa pronta versus a resistência e estabilidade do solo que vai determinar o tipo de fundação ideal.

Consulte um profissional: Arquiteto ou Engenheiro!

Espero ter ajudado

Arq. Mauricio Meggiolaro

Marcos Camilo Lopes

Micro estaca e radie

Responder
APARECIDA VIEIRA DE SOUSA SILVA
Particular - há 7 anos

boa tarde silvia para construir em cima de outra laje precisa ver qual seria a estrura de baixo pois oque sustenta o peso seria a fundação uma casa igual a essa tem que ter sapatas uma boa fundação pois todo peso de uma construçaõ cai sobre a estruturaçao do alicerce

Sergio Luis Silva
Engtecsul Construções E Edificações Ltda (Canoas, Rio Grande do Sul) Engtecsul Construções E Edificações Ltda - há 7 anos

Sílvia, bom dia, somos da ENGTECSUL CONSTRUÇÕES E EDIFICAÇÕES se bem entendemos você tem uma edificação com uma lage e gostaria de saber se poderia instalar outra edificação sobre esta lage, primeiramente necessitamos avaliar a fundação existente (micro-estacas, estacas, sapatas, etc.), partindo deste principio vamos analisar qual a carga que será utilizada sobre a lage existente, aconselhamos a buscar ajuda de um profissional da área para evitar riscos futuros na estrutura da edificação, podemos agendar uma visita sem custos e indicar qual a melhor opção visando sempre a satisfação de nossos clientes, esperamos ter ajudado, aguardamos contato.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

Silvia, bom dia!

Antes de mais nada, a laje por si só não garante o peso de outra construção. O que garante o peso é o sistema estrutural da edificação, que é composto por: fundação, pilares, vigas e laje. O cálculo da fundação leva em consideração dois fatores fundamentais: 1) O solo e 2) A carga (peso) de toda a construção. Só a partir daí se define que tipo de fundação deve ser adotada: Profunda (estacas) ou rasas (sapatas, radier, baldrame). Espero ter esclarecido.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região