Quem é o responsável por infiltração vinda do vizinho?

Construí um prédio (lado direito), onde funciona um quarto comércial. Junto a minha parede (do lado esquerdo), o vizinho construiu sua casa, com um grande jardim e fez um longo canteiro que pega toda a extensão do quarto comercial ( do lado oposto). Ainda pôs uma torneira na mesma parede(feita por mim, mas do lado dele), do lado do comercio a parede fica molhada até 1m de altura, os pedreiros falam que o canteiro e a torneira devem ser retirados, posso fazer essa exigência sendo a parede minha ou ele tem direito ao lado dele e pode fazer a recusa?

Quem é o responsável por infiltração vinda do vizinho?

Construí um prédio (lado direito), onde funciona um quarto comércial. Junto a minha parede (do lado esquerdo), o vizinho construiu sua casa, com um grande jardim e fez um longo canteiro que pega toda a extensão do quarto comercial ( do lado oposto). Ainda pôs uma torneira na mesma parede(feita por mim, mas do lado dele), do lado do comercio a parede fica molhada até 1m de altura, os pedreiros falam que o canteiro e a torneira devem ser retirados, posso fazer essa exigência sendo a parede minha ou ele tem direito ao lado dele e pode fazer a recusa?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Leonardo Doreto
Particular - há 2 anos

Na casa onde moro tinha uma situação parecida, não sei se é o caso mas a minha parede não tinha impermeabilizante, então fiz uma impermeabilização (Remoção do reboco até o tijolo aplicação de impermeabilizante polimérico e depois aplicado reboco com aditivos impermeabilizantes) nunca mais deu problema, isso já faz uns 6 anos

JOSÉ ERNANI LACERDA DE ATAIDE

João! Fato é que quando vc constrói paredes ou muro na divisa automaticamente determina a divisa do lote a não ser que avance sobre o lote do vizinho ai é esbulho, mas se esta dentro do seu terreno foi vc que implantou.

Logo a linha imaginaria que divide o seu lote passa a ser exatamente no meio da parede.

Vc até pode reenvidicar indenização pela meia parede na justiça.

Mas metade da parede passa a ser propriedade de seu vizinho e nada pode ser feito.

Como foi vc que construiu a parede deve também ser responsabilizado pela falta de impermeabilização mesmo que isso prejudique a ele também.

Vc tem direito a fazer reparos na parede e se ele impedir peça na justiça mas lembrando que a meia parede é dele e por isso deve ter respeito.

Vá fale com ele explique a situação que precisa fazer um serviço de reboco impermeável na parede que não foi feito na época da construção e que isso esta prejudicando muito vc e com educação sem ofender fale que é um direito seu, mas sempre lembrando que a meia parede é dele.

Se ocorrer de permitir execute a obra chumbando o encanamento novamente e refazendo tudo foi danificado e se puder faça melhor e demonstre ser um vizinho amoroso e amigo.

Vizinhos podem ser os piores inimigos e os melhores amigo e guarda de sua propriedade.

Massa de impermeabilização traço 1:3 com aditivo SICA ou VEDACIT, misturar e aplicar como instruções do produto.

Espero que isso resova seu problema.

Responder
Lake Engenharia e Construtora

SIM , VOÇÊ PODE PROCURAR SEUS DIREITOS NORMALMENTE, MAS ANTES PODE CONVERSAR COM O MORADOR

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região