Qual deve ser a distância da evaporadora para a condensadora?

Mandei instalar 8 centrais de ar de 60.000btus cada, mas fiquei em dúvida da distância da altura da evaporadora pra condensadora, pois ficou mais ou menos 2mts.

Qual deve ser a distância da evaporadora para a condensadora?

Mandei instalar 8 centrais de ar de 60.000btus cada, mas fiquei em dúvida da distância da altura da evaporadora pra condensadora, pois ficou mais ou menos 2mts.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Alcindo Batista Pereira Batista
Adrefrigeração (Manaus, Amazonas) Adrefrigeração - há 6 anos

pelo que da de perceber essa maquina é uma split piso teto da springer carrier, esse fabricante recomenda no minimo de tubulação e´2 metros e o máximo 30 metros, dependendo da distancia é bom consultar o manual para verificar qual a tubulação certa a ser usada na instalação.

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 6 anos

Boa tarde,o ideal e que estejam na mesma altura evaporador,condensador,quando o condensador fica mais alto e preciso fazer um sifão a cada três metros de distância,sobre a distância de uma pra outra pode ser até 50 metros.Grato,sucesso.

Responder
Claudio Mudesto

Essa máquina funciona até com 20 metros de distância

Quanto na vertical ou na horizontal aí e que entra o técnico

Responder
Paulo Bastos
Brito Ar Condicionado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Brito Ar Condicionado - há 6 anos

Se for gás r22 a distância (mínima) é de 5 metros e (máxima) 15 metros e se for gás r 410 a distância (mínima) é de 3 metros e a (máxima) 30 metros essas são as recomendações (técnicas) dos fabricantes e se não for seguida você perde a garantia do seu equipamento.

Paulo Sergio Teixeira de Carvalho
Particular - há 6 anos

Bom dia!

Este equipamento deve ser Piso/Teto, sendo, a distancia mínima a ser obedecida deverá ser de 3 metros, e a máxima tem que obedecer o que o fabricante determina, pode ser 10 ou mais se for o caso da LG Inverter que é de 15 metros.

Também deverá ser observado se a condensadora ficará em baixo da evaporadora ou em cima, se for em cima deverá ser obedecida que a cada 3 metros deverá ser colocado um sifão.Quanto a sua duvida em relação as duas Unidades,ela pode ser instalada desde que coloque uma linha de três metros fazendo um lup atrás das condensadoras.

Wellington Ferreira Gonzaga

Essa máquina não é central porque não vejo duto ela deve ser piso teto se for gaz r22, geralmente é 10 metros de interligação uma pra outra se passar disso tem uns cálculos pra ser feito se o cara for técnico ou ter curso a evaporado geralmente tem que ser calculado o pé direito.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região