Como fazer a troca de um ar condicionado de 9000 btu´s para 18000 btu´s?

Posso usar a mesma tubulação - apenas trocando o condensador e evaporador? em outras palavras, nao quero mexer na alvenaria onde a tubulação está.

Como fazer a troca de um ar condicionado de 9000 btu´s para 18000 btu´s?

Posso usar a mesma tubulação - apenas trocando o condensador e evaporador? em outras palavras, nao quero mexer na alvenaria onde a tubulação está.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 1
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 6 anos

Bom dia amigo, são equipamentos que diferem em sua caracteristicas, um usa tubulação de 3/8 e 1/4 o de 18000 btus usa 1/2 e 1/4, se for usar a mesma tubulação vai forcar o aparelho não e bom, mesmo assim teria que soldar nas pontas os tubos certos.

Obs: seu novo aparelho e do sistema inverter? se for de alguns vem com este tipo de tubo. grato por poder cooperar.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Na maioria dos casos, se a tubulação já esta pronta, nessas caracteristicas apresentadas dá para ser utilizada sim...

A disposição;

Alexandre Damasio

Para iniciar, a primeira coisa será a troca dos cabos de alimentação e o disjuntor, pois a corrente nominal do aparelho de 18000btus é bem maior. Quanto a tubulação deverá ser substituída, o de 9000btus usa 1/4" e 3/8", já o de 18000btus usa 1/4" e 1/2". Portanto só é possível utilizar o tubo de 1/4" que é o da linha de líquido, o outro deverá ser substituído, senão perderá a garantia, e se insistir em não trocar, deverá soldar nas extremidades um pedaço do tubo correto devido as conexões serem no diâmetro maior.

Portanto faça o correto é mais garantido, e está dentro das especificações corretas.

Cláudio Vieira
Shopping da Manutenção - Construções e Instalações de Gás Natural (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Shopping da Manutenção - Construções e Instalações de Gás Natural - há 6 anos

SÓ REFAZENDO NOVA INSTALAÇÃO, CONFORME MEUS COLEGAS DO SITE JÁ COLOCOU É TUDO DIFERENCIADO, VOCÊ PODE ATÉ USAR MAIS O RISCO QUE VAI CORRE NÃO COMPENSA. GRATO.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região