Como instalar um ar-condicionado?

A unidade externa pode ser instalada acima da unidade interna? Em torno de uns 50 centímetros?

Como instalar um ar-condicionado?

A unidade externa pode ser instalada acima da unidade interna? Em torno de uns 50 centímetros?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

42 Respostas

Respostas úteis 2
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 7 anos

Geralmente o fabricante indica uma. Distância máxima que o referido condensador pode ser instalado da evaporadora. Essa distância pode ser horizontal ou vertical. Entretanto quando. o for vertical é necessário fazer um loop na tubulação de sucção. Tubo mais grosso a cada 3mt de altura ou deixar a tubulação de sucção acima da evaporadora quando a tubulação sai imediatamente da mesma. Em td caso consulte sempre o Manual do fabricante pois é importante seguir as instruções de quem fabricou o equipamento.

Responder
Helio Almeida Da Silva
Vienashop Comercio E Manutenção De Equipamentos Ltda Me (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Vienashop Comercio E Manutenção De Equipamentos Ltda Me - há 7 anos

Bom o recomendado para todo sistema de refrigeração. Que acima de 3M fazer um cifão ou a cada 3M, Porem quando a maquina interna com a externa esteja muito próxima e bom fazer um cifão ou um lupem. Devido ao comprimir ele da arraste de óleo através da sucção. Este lupem ou cifão serve para que o óleo que escorre do compressor não vá para o evaporador.

Responder
André Luis Rodrigues
Manufactory Refrigeração (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Manufactory Refrigeração - há 7 anos

ola amigo !vc pode sim, mas a recomendação q deixo pra vc é simples: condicionadores de ar, são equipamentos q com um minimo de conhecimento tecnico é possivel, instala-los, e sempre te lembrando q não temos q inventar nada basta simplesmente seguir o q o fabricante pede no manual de instalação. seguindo o manual vc consegue tirar todas suas duvidas e jamais terá problemas c garantia do equipamento, pq vc fez o q o fabricante pediu...abraço!!!!

Responder
Denilzo Pinheiro Pinto
Particular - há 7 anos

Sim pode sem problemas, no manual de instalação tem todas informações necessárias, todos fabricantes pedem a instalação de sifão a cada 3 m de desnível,alguns pedem sifão na saída da evaporadora quando o desnível for inferior a 3m que é o seu caso,procure consultar o manual de instalação.

Luiz Notario Pereira
Particular - há 7 anos

SIM, PODE DESDE QUE SIGA AS RECOMENDAÇÕES DE CADA FABRICANTE, SE FAZ NECESSÁRIO COLOCAR UM SIFÃO QUE PODE SER FEITO NA PRÓPRIA TUBULAÇÃO DA MÁQUINA....NA INTERNET TEM VÁRIAS EXPLICAÇÕES DE COMO FAZER...

Vagner F dos Santos
Total Solution (Carapicuíba, São Paulo) Total Solution - há 7 anos

A unidade externa(condensadora) pode ser instalada tanto acima da unidade interna(evaporadora) quanto abaixo dela, porém torna-se necessário respeitar os limites técnicos estabelecidos por cada fabricante. No geral, 50cm de desnível não há exigências, porém a maioria dos fabricantes exige a tubulação com o mínimo de 3m de comprimento.

Responder
Rogerio
Particular - há 7 anos

A maioria dos fabricantes indicam uma. Distância máxima que o referido condensador pode ser instalado da evaporadora. Essa distância pode ser horizontal ou vertical. Entretanto quando for vertical é necessário fazer um loop na tubulação de sucção. Tubo mais grosso a cada 3mt de altura ou deixar a tubulação de sucção acima da evaporadora quando a tubulação sai imediatamente da mesma. Consulte sempre o Manual do fabricante pois é importante seguir as instruções de quem fabricou o equipamento.

Ceciliano Costa

Sim a unidade externa pode ser instalada acima da unidade interna a uns 50 centimetros

Responder
Jefferson Quartucci
Particular - há 7 anos

sim a condensadora (unidade externa) pode ser instalada ate 3 metros acima da evaporadora (unidade interna)

Marcos
Instal Air Instalação, Limpeza E Manutenção De Condicionadores De Ar E Refrigeração (Santo André, São Paulo) Instal Air Instalação, Limpeza E Manutenção De Condicionadores De Ar E Refrigeração - há 7 anos

Pode ser instalado acima respeitando a distância estipulado pelo fabricante a casos de instalação com mais de 5 metros acima fazendo cifão na tubulação a cada 3 metros e na entrada da evaporadora e condensadora

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região